Os Países Baixos vão pra sua 23ª participação.
Sigla: NED
Medalhas na história: Ouro: 53 | Prata: 49 | Bronze: 45 | Total: 147 – (9º no quadro histórico)
Em Pequim… Ouro: 8 | Prata: 5 | Bronze: 4 | Total: 17 – (6º)
Primeira Participação olímpica – St. Moritz 1928
Maior medalhista olímpico: Irene “Ireen” Wüst (6 ouros, 5 pratas e 2 bronzes)
A primeira vez que os Países Baixos competiram em jogos de inverno foi na segunda edição, St. Moritz 1928. Na ocasião, além da equipe de bobsled masculina, composta por cinco homens, outros dois patinadores de velocidade representaram a nação, com Simon “Siem” Heiden obtendo o melhor resultado: 11º nos 5.000 m. masculinos. Os neerlandeses ficariam de fora da edição de Lake Placid 1932.
PARADA DAS NAÇÕES – NOVA ZELÂNDIA
(Para ver outros países clique aqui:)
A edição de Garmisch-Partenkirchen 1936 marcou a presença da primeira mulher neerlandesa a competir em jogos de inverno: a baronesa Gratia Schimmelpenninck van der Oye. Seu 14º lugar no combinado feminino é até hoje o melhor resultado do país no esqui alpino.
As primeiras medalhas vieram em Oslo 1952, com duas pratas para Cornelis “Kees” Broekman nos 5.000 m. e 10.000 m. e prata para Willem “Wim” van der Voort nos 1.500 m., todos na patinação de velocidade masculina. Essas medalhas levaram os Países Baixos à 9º colocação no quadro geral daqueles jogos e abriram o caminho para um verdadeiro domínio da nação neste esporte. Já são mais de 130 medalhas só nesta modalidade, mais do que qualquer outro país.
A primeira medalha de ouro foi obtida em Innsbruck 1964, por Sjoukje Dijkstra na patinação artística individual feminina. Este é até hoje o único ouro neerlandês na modalidade. A melhor posição no quadro geral foi obtida em Sapporo 1972, quando seus 4 ouros, 3 pratas e 2 bronzes os colocaram em 4º, atrás somente da União Soviética, Alemanha Oriental e Suíça. Curiosamente todas as medalhas neerlandesas nesta edição foram na patinação de velocidade, com destaque para os três ouros de Adrianus “Ard” Schenk, considerado um dos melhores da história.
A atleta mais condecorada da nação é Irene “Ireen” Wüst. Entre as olimpíadas de Turim 2006 a Pequim 2022, Ireen conquistou 6 ouros, 5 pratas e 2 bronzes, mais do que qualquer outro patinador de velocidade. Ela foi a primeira pessoa a ganhar pelo menos um ouro em eventos individuais em cinco olimpíadas consecutivas. Ireen decidiu se aposentar em 2022.
ESPORTES
Patinação de velocidade: Não há como destacar outro esporte. Das 147 medalhas já obtidas pelos Países Baixos, 133 são provenientes da patinação de velocidade, sendo 48 ouros, 44 pratas e 41 bronzes, disparado o melhor país na modalidade. A hegemonia é tão grande que os dois mais medalhados esportes de verão neerlandês, o ciclismo e a natação, têm a mesma quantidade de láureas somadas.











