A Tchéquia vai pra sua 9ª participação.
Sigla: CZE
Medalhas na história: Ouro: 10 | Prata: 11 | Bronze: 13 | Total: 34 – (20º no quadro histórico)
Em Pequim… Ouro: 1 | Prata: 0 | Bronze: 1 | Total: 2 – (21º)
Primeira Participação olímpica – Lillehammer 1994
Maior medalhista olímpico: Martina Sablikova (3 ouros, 2 pratas e 2 bronzes)
Antes parte da Tchecoslováquia, a única vez que a Tchéquia não subiu ao pódio foi justamente em sua estreia, em Lillehammer 1994. Ainda assim, curiosamente o país obteve pelo menos um top-7 em todos os sete esportes no qual teve representantes naquele ano. A medalha não iria demorar e, quatro anos depois, em Nagano 1998, o time masculino de hóquei no gelo foi campeão e Katerina Neumannova conquistou uma prata e um bronze no esqui cross-country feminino, deixando a nação no 14º lugar no quadro de medalhas daquela edição. A Tchéquia repetiria essa posição no quadro nos em Vancouver 2010 e em Pyeongchang 2018, sendo essas suas melhores exibições.
(Para ver outros países clique aqui:)
Sempre levando uma robusta delegação, foi em Pequim 2022 onde tivemos mais tchecos: 114 atletas, superando até mesmo o número de atletas que levaria para as olimpíadas de verão em Paris 2024. A maior delegação, contudo, trouxe o menor número de medalhas, um ouro e um bronze, colocando o país como 21º colocado.
A nação já competiu em todos os esportes de inverno e sempre está entre os candidatos à medalha. Obteve pelo menos um top-10 em todos os esportes, com destaque para o snowboard, onde figura como o sexto maior vencedor olímpico, com três ouros e um bronze. Parte disso se deve à Ester Ledecka, campeã no slalom paralelo gigante feminino em Sochi 2014 e Pyeongchang 2018. Em Sochi, ela também foi a vencedora do super-G feminino do esqui alpino, fato este que a tornou a primeira mulher a ganhar um ouro olímpico em dois esportes diferentes nas mesmas olimpíadas. Ela também se tornou a primeira pessoa a competir nas olimpíadas de inverno com dois equipamentos diferentes (esqui e snowboard), saindo vencedora nos dois.
Ester Ledecka, no entanto, não é a maior vencedora tcheca, pois a patinadora de velocidade Martina Sablikova possui 3 ouros, 2 pratas e 2 bronzes obtidos entre os anos de 2010 e 2022. Outra atleta notável, agora aposentada, é a já mencionada Katerina Neumannova, detentora de um 1 ouro, 4 pratas e 1 bronze entre os anos de 1998 a 2006.
ESPORTES
Snowboard: Dos 10 ouros do país, 3 vieram no snowboard feminino. O país conta com uma atleta notável, Ester Ledecka, que já provou ser competitiva também no esqui alpino.
Hóquei no gelo: Apesar de não medalhar desde 2006, o hóquei no gelo é uma disciplina bastante amada pelos tchecos que, por vezes, são eliminados nas quartas-de-final.











