Jovem de 18 anos é a primeira brasileira a receber esse prêmio
A tenista Vitória Miranda foi eleita a melhor jovem do tênis em cadeira de rodas de 2025 pela Federação Internacional de Tênis (ITF). É a primeira vez que uma brasileira conquista este reconhecimento da entidade.
Em 2025, Vitória, de apenas 18 anos, conquistou dez títulos em simples e oito em duplas, incluindo os títulos de simples e de duplas em dois Grand Slams na categoria Júnior, no Aberto da Austrália e em Roland Garros, na França. No circuito adulto, a tenista foi campeã de simples nos ITFs Future Séries de São Paulo (SP), Uberlândia (MG), Caldas Novas (GO) e Barranquilla (Colômbia). No Parapan de Jovens de Santiago, a atleta mineira também garantiu duas medalhas: ouro na disputa de simples e nas duplas mistas, ao lado de Luiz Calixto.
Miranda ministra palestras motivacionais em escolas e outros eventos comunitários, compartilhando sua trajetória no tênis em cadeira de rodas e enfatizando a importância da acessibilidade, da perseverança e do empoderamento para pessoas com deficiência. Ao fazer isso, ela inspira outros a acreditarem no esporte como um caminho para a transformação”, exaltou a ITF, que criou a premiação em 2020.
Além do prêmio internacional, Vitória recebeu o troféu de melhor atleta de tênis em cadeira de rodas no Prêmio Brasil Paralímpico, realizado pelo Comitê Paralímpico Brasileiro (CPB) em dezembro de 2025.
“Tive um ano muito bom, com muita evolução e títulos importantes. Foi um período incrível, cheio de novidades e sonhos realizados. Terminei minha trajetória no júnior e começo agora como adulta com o pé direito. Estou muito feliz por estar aqui e pelo reconhecimento do meu trabalho”, disse Vitória Miranda no Prêmio Brasil Paralímpico.











