Senegal já participou 5 vezes.
Sigla: SEN
Medalhas na história: Ouro: 0 | Prata: 0 | Bronze: 0 | Total: 0
Em Pequim… Não participou
Primeira Participação olímpica – Sarajevo 1984
Maior medalhista olímpico: –
O Senegal estreou em jogos de inverno em Sarajevo 1984 com um único esquiador alpino, Lamine Guèye. Desta forma, o país tornou-se a terceira nação africana a participar em jogos de inverno, com a África do Sul sendo o primeiro, em Squaw Valley 1960, e o Marrocos o segundo, em Grenoble 1968 (O Egito também estreou em Sarajevo 1984). No entanto, como essas nações levaram atletas brancos, o senegalês Lamine Guèye ficou conhecido por ser o primeiro africano negro a competir em Jogos de Inverno em 1984.
PARADA DAS NAÇÕES – SAN MARINO
Ajude a vaquinha do Surto Olímpico para Milão Cortina!
Acesse em nosso canal de notícias no Whatsapp
Agenda Esportiva: confira os principais eventos esportivos de 2026
(Para ver outros países clique aqui:)
Por causa da ordem alfabética, no Desfile das Nações, Senegal, com seu único atleta, ficou ‘espremido’ entre as centenas de estadunidenses e de soviéticos, as duas maiores delegações daqueles jogos. Já nas disputas dos jogos, Lamine Guèye foi o 51º no downhill entre 60 concludentes e o 57º no slalom gigante masculino entre 76 finalizadores da prova.
Após ficar de fora em Calgary 1988, Senegal voltou em Albertville 1992 e obteve seu melhor resultado e maior delegação, com dois atletas: Lamine Guèye e Alphonse Gomis. Lamine finalizou o downhill em 45º, o último a concluir a prova; Alphonse não concluiu. Dois anos depois, em Lillehammer 1994, o único competidor foi Lamine, que não terminou.
O Senegal só voltaria a competir em Turim 2006, com Leyti Seck ficando em 55º e penúltimo lugar no super-G masculino. Ele voltaria a disputar em Vancouver 2010 quando ficou em 73º no slalom gigante entre 81 atletas a concluir a prova. O Senegal nunca classificou uma mulher para as olimpíadas de inverno.
ESPORTES
Esqui alpino: Até o momento, este é o único esporte de inverno em que Senegal competiu, tendo o 45º lugar de Lamine Guèye no downhill masculino em Albertville 1992 como o melhor resultado da nação.











