A África do Sul vai pra sua 8ª participação.
A África do Sul vai pra sua 8ª participação.

Sigla: RSA
Medalhas na história: Ouro: 0 | Prata: 0 | Bronze: 0 | Total: 0
Em Pequim… Não participou
Primeira Participação olímpica – Squaw Valley 1960
Maior medalhista olímpico: –
A África do Sul foi o primeiro país africano a estrear em jogos de inverno, o fazendo em Squaw Valley 1960 ao levar quatro atletas na patinação artística. Esta é a maior delegação sul-africana até hoje no inverno. Marion “Penny” Sage e Patricia Eastwood ficaram respectivamente em 23º e 25º lugares no evento individual feminino, já a dupla Marcelle Matthews/Gwyn Jones terminou em 13º e último lugar nos pares. Apesar da lanterna, o resultado é até hoje a melhor colocação de todo o continente em uma olimpíada de inverno. Um detalhe curioso é a pouca idade dos atletas na ocasião. Marcelle tinha 11 anos; Patricia, 12; Marion, 16 e Gwyn, 20 anos.
(Para ver outros países clique aqui:)
A África do Sul só voltaria a competir em Lillehammer 1994. Na Noruega, o país estreou na patinação em velocidade em pista curta, porém Cindy Meyer não passou da primeira fase. Além desses esportes, a África do Sul já teve representação no esqui alpino, no esqui cross-country e no skeleton, mas com nenhum resultado dentro do top-20. Destaque também para Alexander Heath em Turim 2006, que se tornou o primeiro africano a disputar as cinco provas do esqui alpino.
ESPORTES
Esqui alpino: Apesar do sucesso inicial da patinação artística, é o esqui alpino a modalidade com mais participações sul-africanas. O melhor resultado pertence a Alexander Heath, 26º colocado no slalom masculino em Nagano 1998.
