World Skate e STU se unem para realizar o maior evento de skate da história em São Paulo
World Skate e STU se unem para realizar o maior evento de skate da história em São Paulo

Os principais skatistas nacionais e internacionais do mundo estarão reunidos em um encontro histórico entre os dias 1º e 8 de março, no Parque Cândido Portinari, na capital paulista.
De forma inédita, São Paulo sediará o Skateboarding World Championships 2025 de Park e Street — campeonato mundial que reunirá as duas modalidades olímpicas do skate — além de uma competição dedicada ao Paraskate, reforçando a importância da inclusão como valor central do esporte. Aproximadamente 400 atletas de diversos países são esperados para competir, apresentando o que há de melhor no skate mundial.
A renovação da parceria entre a World Skate, entidade internacional responsável pelo skate olímpico, e o Skate Total Urbe (STU) reforça ainda mais o status do Brasil como potência global do skate. A iniciativa também eleva o skate como movimento cultural e esporte de alto rendimento, posicionando São Paulo como um verdadeiro epicentro internacional da modalidade.
O presidente da World Skate, Sabatino Aracu, ressaltou o orgulho de trazer novamente ao Brasil, após sete anos, um evento oficial da entidade e, sobretudo, um Campeonato Mundial. Para ele, o retorno representa mais do que uma competição: é o reconhecimento do papel fundamental do Brasil na formação da cultura global do skate e na produção de campeões olímpicos que inspiram milhões.
“São Paulo se transformará, nesses dias, no palco do encontro mais prestigiado do skate mundial, reunindo os melhores atletas das duas modalidades olímpicas. Após cinco anos de etapas bem-sucedidas do World Skateboarding Tour nos Emirados Árabes Unidos, Suíça, Argentina, Itália e Japão, o campeonato reafirma o Brasil no coração do skate mundial. Fora isso, a renovação da parceria com o comitê organizador local, constrói um caminho claro rumo aos Jogos Olímpicos de Los Angeles 2028, com o objetivo de voltar a sediar eventos qualificatórios no Brasil, marcando o retorno do país ao centro do cenário internacional e reconhecendo sua extraordinária contribuição para a evolução global do esporte – finalizou o presidente da World Skate.”
Ajude a vaquinha do Surto Olímpico para Milão Cortina!
Acesse em nosso canal de notícias no Whatsapp
Agenda Esportiva: confira os principais eventos esportivos de 2026
Já o fundador do STU, responsável pela organização local do Mundial, Diogo Castelão, destacou a força da parceria para impulsionar ainda mais o skate no ciclo olímpico.
“Serão dois Campeonatos Mundiais realizados simultaneamente em São Paulo, além da primeira Copa do Mundo de Paraskate, consolidando um ciclo poderoso rumo a Los Angeles 28. O skate é hoje um dos principais entretenimentos esportivos do mundo, como comprovam as duas últimas edições dos Jogos Olímpicos. E essa parceria reafirma o Brasil como potência no cenário internacional do skate e vai além da competição, representando a celebração de uma cultura que rompe barreiras, conecta comunidades e transforma vidas todos os dias.”
Os resultados do Campeonato Mundial de Skate impactarão diretamente o ranking internacional masculino e feminino, oferecendo um indicativo antecipado dos atletas com maior potencial para se tornarem favoritos olímpicos no caminho até Los Angeles 2028.
O Brasil soma 17 títulos mundiais somando torneios da World Skate, competições prévias a entidade e troféus da Super Crown da Street League Skateboarding em provas de street e park. Junto com o Vert, são 18 vitórias em torneios de alcance global do skate.
