Acusações datam de 2016
Acusações datam de 2016

O medalhista de ouro olímpico francês Yannick Agnel enfrentará julgamento por agressão sexual em sua terra natal, após um recurso ter sido rejeitado na última semana.
Agnel, de 33 anos, havia recorrido da ordem para comparecer a julgamento em 2025, mas um tribunal em Colmar, no nordeste da França, negou o recurso. As acusações de estupro e agressão sexual decorrem de um relacionamento que começou em 2016 com a filha de seu treinador, que tinha 13 anos na época. Agnel estava treinando para sua segunda Olimpíada, no Rio de Janeiro.
O contato em questão ocorreu no início de 2016, quando Agnel transferiu sua base de treinamento para Mulhouse, na França. Uma investigação foi iniciada em 2021, levando à acusação formal de Agnel em dezembro daquele ano. O Ministério Público determinou que “os fatos configuram estupro e agressão sexual devido à diferença de idade, pois o sistema judiciário considera que houve coação moral genuína”.
Agnel continua a insistir que o relacionamento foi consensual. Os promotores argumentam que, segundo a lei, uma pessoa de 13 anos não pode consentir legalmente a uma relação sexual, especialmente considerando que Agnel tinha 23 anos na época. Uma lei federal francesa aprovada em 2021, que classifica o contato sexual com crianças menores de 15 anos como estupro, significa que ele pode pegar até 20 anos de prisão se for condenado.
Agnel se encontrou com sua acusadora em uma sessão mediada pelo tribunal em 2024, como parte do processo de acusação.
Agnel, agora com 33 anos, venceu os 200 metros nado livre masculino nos Jogos Olímpicos de Londres em 2012, além de conquistar o ouro no revezamento 4×100 metros nado livre e a prata nos 800 metros nado livre. Ele foi campeão mundial dos 200 metros nado livre em 2013. Nadou nos Jogos Olímpicos de 2016, classificando-se apenas por desistência de um dos dois melhores nadadores classificados. Ele não conseguiu passar das eliminatórias. Ele continua sendo o detentor do recorde mundial dos 400 metros nado livre em piscina curta, estabelecido em 2012, e, após se aposentar, trabalhou como comentarista para a televisão francesa.
