Brasileiro caiu para rival estadunidense por 6/4 2/6 6/1 6/2 e sentiu lesão na perna no set final
Brasileiro caiu para rival estadunidense por 6/4 2/6 6/1 6/2 e sentiu lesão na perna no set final

O carioca João Fonseca entrou como cabeça 28 da chave masculina de duplas e foi derrotado na estreia do Australian Open, primeiro Grand Slam da temporada, pelo estadunidense Eliot Spizzirri por 6/4 2/6 6/1 6/2, nesta terça-feira (20). O brasileiro sentiu lesão na perna durante a primeira partida no ano e não disputa mais o torneio australiano. Mais cedo, Marcelo Demoliner avançou nas duplas sobre Alexander Bublik.
A estreia de João Fonseca no “happy slam” foi marcada por derrota em quatro sets para Spizzirri, nº85 do mundo, em 2h38m de jogo. O brasileiro fez a primeira partida no ano após ser afetado por dores crônicas na lombar durante a pré-temporada. A delegação brasileira não está mais representada nas disputas de simples, pois na chave feminina a paulista Beatriz Haddad Maia também foi eliminada na rodada de abertura.
O jogo entre João e Eliot foi controlado pelo estadunidense em boa parte das quase três horas de confronto, Spizzirri e o brasileiro disputaram de forma parelha o set inicial e Fonseca salvou dois pontos de quebra e confirmou o saque no oitavo game para se manter vivo na parcial. Em seguida, Eliot pontuou no saque e furou o serviço de João no décimo game para anotar 6/4 e 1×0 com uma oportunidade perdida.
Ajude a vaquinha do Surto Olímpico para Milão Cortina!
Acesse em nosso canal de notícias no Whatsapp
Agenda Esportiva: confira os principais eventos esportivos de 2026
A segunda parcial foi a única fase da partida dominada por João que abriu o set com quebra do saque de Eliot. O brasileiro abriu 3/1 e novamente furou o serviço do rival, dessa vez no quinto game para marcar 4/1. Fonseca manteve o controle da parcial e fechou a conta em 6/2 e 1×1. Ao todo, o carioca salvou um ponto de quebra e perdeu 3/5 oportunidades no saque do Spizzirri.
O estadunidense tomou conta da quadra nas duas parciais finais com vitórias por 6/1 e 6/2. Eliot aproveitou desgaste e erros do brasileiro, que sentiu lesão na perna no fim do quarto set, e construiu triunfo sem resistência de Fonseca.
A delegação brasileira segue apenas com duplistas nas chaves profissionais, entre os homens Marcelo Demoliner avançou junto ao neerlandês Jean-Julien Rojer na primeira rodada, enquanto as duplas de Marcelo Melo e Fernando Romboli e Orlando Luz e Rafael Matos ainda estreiam e podem se enfrentar na terceira fase. Na disputa feminina, Luisa Stefani e a canadense Gabi Dabrowski, Laura Pigossi e a tcheca Sara Beijek e Ingrid Martins e a filipina Alexandra Eala disputam o título.
