A Copa Brasil Loterias Caixa de Marcha Atlética 2026 reunirá os melhores marchadores do País neste domingo (25/1) e poderá ser acompanhada pelo público ao longo do circuito de 1 km montado no Eixo Monumental, em Brasília, Distrito Federal. A Copa Brasil, etapa do Tour Mundial da World Athletics – Bronze, terá o mesmo percurso do Campeonato Mundial de Marcha Atlética por Equipes, que será disputado em 12 de abril.
A Copa Brasil de Marcha Atlética também será transmitida pela TV Atletismo Brasil, canal do YouTube da Confederação Brasileira de Atletismo (CBAt), a partir das 6 horas.
“Ter o mesmo circuito do Mundial de Marcha Atlética é uma estratégia muito bacana para fortalecer o Brasil. Gosto de reconhecer o percurso da competição e nada melhor do que fazê-lo marchando na Copa Brasil”, disse Viviane Lyra (Praia Clube-CEMIG-Exército-Futel-MG), que ganhou os 20 km em 2025 – seu oitavo título nacional – e vai marchar a meia maratona (21.097,5 Km).
Caio Bonfim, campeão mundial dos 20 km, vai em busca do 15º título da Copa Brasil “na sua casa”. Caio é atleta do CASO-DF, equipe de Sobradinho. Também vai marchar pela primeira vez a nova distância da meia maratona, de olho na preparação para mais um ciclo olímpico – a prova integrará o programa dos Jogos de Los Angeles-2028.
Caio Bonfim participou da cerimônia do Prêmio Melhores do Atletismo Loterias Caixa 2025 na noite de quinta-feira (22/1), mas retornou a Brasília no dia seguinte, depois de treinar em São Paulo, preocupado em cumprir todos os horários de refeições e de descanso.
“Quero fazer tudo certinho porque neste domingo começa tudo novamente”, explicou Caio, que deixou São Paulo homenageado pelos dois recordes quebrados em 2025 (brasileiro dos 20 km, e brasileiro e sul-americano dos 20.000 m em pista), com duas medalhas José Telles da Conceição (pelo ouro, nos 20km, e prata nos 35 km, no Mundial de Tóquio, Japão), com o título de Melhor Atleta do ano e com a premiação em dinheiro pelas conquistas.
“Meu recorde é 1:17 para os 20 km e essa será a base para marchar a meia maratona, por volta de 1:20”, disse Caio, que aprovou as mudanças de distâncias – além da meia maratona, a marcha também terá a disputa da maratona (42,195 km) na Copa Brasil e no Mundial por Equipes. “A galera vai falar em pace, comparar com a corrida de rua, o que ajuda a popularizar”, comentou.
A Copa Brasil recebeu a inscrição de 125 atletas, de 36 clubes e 11 Estados brasileiros, mais o Distrito Federal. E terá outros três atletas olímpicos além de Caio Bonfim e Viviane Lyra – Max Batista (CASO-DF), Matheus Correa (AABLU-SC) e Gabriela Muniz (CASO-DF) competem neste domingo.