Flamengo se impõe nos momentos decisivos, bate São José e avança pra semi da Copa Super 8

Jogo teve emoção até o final, mas terminou com a esperada vitória do Rubro-Negro

Baralle converteu uma arremesso importante nos minutos finais. Foto: Paula Reis/CRF
Baralle converteu uma arremesso importante nos minutos finais. Foto: Paula Reis/CRF

O Flamengo precisou lidar com momentos de desconforto, pressão e reação adversária, mas mostrou maturidade para sobreviver a um jogo de altos e baixos e avançar à semifinal da Copa Super 8. Diante de um Mr. Moo São José Basketball intenso, competitivo e sem medo do confronto, o Rubro-Negro alternou domínio, controle e sangue-frio nos minutos finais para confirmar uma vitória por 78 a 74, neste sábado (24/01), no Maracanãzinho, no Rio de Janeiro, em um duelo que teve ajustes táticos, corridas decisivas e emoção até os segundos finais.

Gui Deodato foi o principal pontuador do Flamengo com 17 pontos e 44,4% de aproveitamento nos arremessos do perímetro. Shaq Johnson e Gueiros também contribuíram no ataque com 12 e 11 pontos, respectivamente. Franco Baralle, anotou uma bola tripla fundamental na parte final do último período. Pelo Mr. Moo São José Basketball, Malcolm Miller se destacou com 17 pontos, além de seis rebotes e quatro recuperações de bola para 19 de eficiência.

O Jogo!

O Flamengo encontrou espaços no perímetro diante de um garrafão bem fechado, mas o bom aproveitamento nos arremessos no começo do jogo caiu ao longo do primeiro período. O Mr. Moo São José Basketball apostou no caminho oposto e foi eficiente ao explorar o trabalho na área pintada, com boa movimentação próxima à tabela para receber passes e finalizar aproveitando os desequilíbrios defensivos. Mais fiel à própria estratégia, a equipe joseense foi mais assertiva e fechou o quarto inicial em vantagem: 21 a 19.

Bastou o Mr. Moo São José Basketball diminuir a intensidade no segundo período para o Flamengo emendar uma corrida de 12 a 0 e assumir o controle do jogo. Sete desses pontos vieram em sequência pelas mãos de Shaq Johnson, virando o placar. O técnico Cristiano Ahmed parou o jogo e tentou recolocar sua equipe no plano, mas o momento já era do rival. Quando o Rubro-Negro ganha confiança, passa a ser difícil contê-lo. Com 62,5% de aproveitamento do perímetro (5/8), a equipe de Sergio Hernández venceu a parcial por 26 a 12 e foi para o intervalo com 12 pontos de vantagem: 45 a 33.

A volta para o terceiro período mostrou um Flamengo muito forte em quadra, combinando intensidade defensiva e eficiência ofensiva para abrir 21 pontos de vantagem. O Mr. Moo São José Basketball, porém, encontrou um fator surpresa para voltar ao jogo: os arremessos do perímetro. Até então um ponto falho, o aproveitamento subiu para 50% (5/10), o que ajudou a equipe joseense a vencer a parcial por 24 a 22 e reduzir a desvantagem para 10 pontos antes dos 10 minutos derradeiros.

O nervosismo entrou em quadra no último período, afinal era um torneio sem amanhã para uma das equipes. O Flamengo passou a alongar as posses para controlar o ritmo, enquanto o Mr. Moo São José Basketball acelerou seus ataques em busca de mais oportunidades de pontuar. A equipe joseense ainda colocou emoção na reta final, reduzindo a diferença para apenas quatro pontos a 48 segundos do fim, mas o Rubro-Negro soube ter maturidade para segurar o resultado e se garantir na semifinal da Copa Super 8.

Paulo César Guimarães

Paulo César Guimarães

Mineiro que tem no esporte sua grande paixão: já tentou judô, natação, vôlei, basquete, handebol, futebol e skate mas tá desconfiado que sua vocação seja contar histórias. Surtado desde 2022!
Keep in touch with our news & offers

Inscreva-se em nossa Newsletter

Enjoy Unlimited Digital Access

Read trusted, award-winning journalism. Just $2 for 6 months.
Already a subscriber?
Compartilhe este post:

Comments

Leave a Reply

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *