CPB anuncia primeiros convocados para Jogos Paralímpicos de Milão-Cortina

Cinco atletas, quatro do esqui cross country e um do snowboard, foram chamados

Foto: ivulgação/CBDN
Foto: ivulgação/CBDN

O Comitê Paralímpico Brasileiro (CPB) divulga nesta terça-feira (27) a primeira de duas etapas da convocação de atletas para os Jogos de Inverno de Milão e Cortina d’Ampezzo, na Itália, entre os dias 6 a 15 de março.

Nesta primeira lista, cinco atletas foram convocados a integrar a delegação brasileira de acordo com critérios pré-estabelecidos pela Confederação Brasileira de Desportos na Neve (CBDN) em conjunto com o CPB. São eles: o rondoniense Cristian Ribera, a paranaense Aline Rocha e os paulistas Wellington da Silva e Elena Sena, do esqui cross-country, e o gaúcho André Barbieri, do snowboard.

Aline Rocha, do esqui cross country Foto: Divulgação/CBDN

A segunda e última parte da convocação acontecerá no dia 3 de fevereiro, visto que as duas últimas vagas estão em disputa. Esta chamada deverá contemplar uma modalidade diferente das anunciadas nesta primeira convocação.

Com as duas convocações, a delegação brasileira contará com sete atletas, número recorde de representantes nesta competição que o Brasil participa pela quarta vez. A maior delegação até então foi a de Pequim 2022, com seis atletas.

Dentre os cinco atletas anunciados nesta terça-feira, 27, três estiveram na última missão dos Jogos de Inverno: Aline Rocha, Cristian Ribera e André Barbieri.

A paranaense Aline Rocha foi a primeira mulher do país a participar dos Jogos Paralimpícos de Inverno, em PyeongChang 2018, na Coreia do Sul. Na edição seguinte, em 2022, conquistou o melhor resultado do Brasil na prova de esqui cross-country de média distância, colocando o Brasil no top 10. O feito foi repetido nas provas de sprint (1km) e na prova longa (15km).

Assim como Aline, Cristian Ribera também participará pela terceira vez do megaevento. Com apenas 15 anos quando competiu em PyeongChang 2018, na Coreia do Sul, Cristian conquistou a melhor marca de um brasileiro em Jogos Olímpicos e Paralímpicos de Inverno, com a sexta colocação na prova de 15km do esqui cross-country.

O snowboarder André Barbieri disputou duas provas nos Jogos de Inverno de Pequim 2022 e em ambas (cross e banked slalom) terminou na 13ª colocação.

Atleta Wellington Silva. Foto: Divulgação CBDN

Já os estreantes da competição, esquiadores Wellington da Silva, 19, e Elena Sena, 22, colecionam conquistas continentais. Wellington foi prata na prova de sprint da Copa Continental da Noruega, em 2023, além de ter conquistado quatro ouros em Ushuaia, na Argentina, no último ano (provas de sprint, 5km, 10km e 20km).

A paulista Elena Sena subiu no lugar mais alto do pódio pela prova de sprint em 2023, na Copa Continental da Noruega. Mais tarde, em 2025, foi prata nas provas de sprint, 5km, 10km e 20km na Copa Continental da Argentina.

Elena Sena/CBDN

A primeira participação do Brasil em Jogos Paralímpicos de Inverno foi em Sochi, na Rússia, em 2014. E esta será a quarta participação do Brasil nos Jogos Paralímpicos de Inverno. Em Pequim, Aline Rocha terminou a disputa em um inédito sétimo lugar no esqui cross-country e alcançou a sua melhor participação em Jogos Paralímpicos de Inverno. Já nas provas rápidas (sprint), Cristian Ribeira, com 19 anos na época, terminou em 9º lugar, com o tempo de 2min59s8.

Os Jogos Paralímpicos de inverno de Milão-cortina acontecerão entre os dias 6 e 15 de março.

Marcos Antonio

Marcos Antonio

Pai, Carioca, 40 anos, profissional de TI e cursando jornalismo. Um Fã de basquete e de todos os esportes olímpicos (e alguns não olímpicos também) que faz um trabalho de formiguinha para que todos eles tenham seu espaço. No Surto Olímpico desde 2012.
Keep in touch with our news & offers

Inscreva-se em nossa Newsletter

Enjoy Unlimited Digital Access

Read trusted, award-winning journalism. Just $2 for 6 months.
Already a subscriber?
Compartilhe este post:

Comments

Leave a Reply

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *