A competição foi disputada em 2025
A competição foi disputada em 2025

Uma sanção sem precedentes no mundo do atletismo. A Unidade de Integridade do Atletismo (AIU) suspendeu a atleta francesa Aurore Fleury por ter feito uma aposta online no resultado de sua compatriota, amiga e parceira de treinos, Alice Finot, na prova dos 3.000 metros com obstáculos do Campeonato Europeu de Atletismo, realizado em Roma.
A AIU, órgão responsável pela integridade do atletismo, suspendeu a corredora de meia distância por seis meses, alegando que ela poderia ter tido acesso a informações privilegiadas. A AIU determinou que sua aposta “violou as regras de integridade da competição, já que qualquer atleta que aposta em seu próprio esporte está infringindo as regras criadas para prevenir conflitos de interesse e manipulação de resultados”.
Segundo a Canadian Running, a sanção estará em vigor até março de 2026. Esta é a primeira vez que um atleta é suspenso por apostas desse tipo. De fato, os regulamentos da World Athletics proíbem atletas, treinadores e dirigentes de apostarem em eventos.
