Agremiações parceiras recebem reconhecimento da entidade em ciclo preparativo para os Jogos Olímpicos de Los Angeles
Agremiações parceiras recebem reconhecimento da entidade em ciclo preparativo para os Jogos Olímpicos de Los Angeles

O Comitê Brasileiro de Clubes (CBC) divulgou recentemente os resultados do Quadro Geral de Medalhas (QGM) de 2025 e reconheceu as agremiações que se destacaram em busca da excelência esportiva durante o ciclo olímpico. Entre elas, o Esporte Clube Pinheiros aparece na liderança do ranking, seguido pelo Praia Clube e Clubes de Regatas do Flamengo, que fecham o pódio das três principais colocações.
Além dessas organizações, instituições como o Club Athletico Paulistano e Grêmio Náutico União também estão no quadro e integram o Programa de Formação de Atletas da entidade. O projeto do CBC desempenha um papel fundamental no desenvolvimento de talentos, oferecendo suporte na formação de atletas, aquisição de materiais, contratação de equipes técnicas e auxílio financeiro para competições de destaque às instituições parceiras.
“O Quadro Geral de Medalhas (QGM) simboliza o compromisso das agremiações com a excelência. O QGM atribui medalhas de ouro, prata e bronze aos Clubes com base nos seus resultados em competições nacionais interclubes, segmentados por esporte, gênero e categoria (principal e de base)”, detalhou Paulo Maciel, presidente do Comitê Brasileiro de Clubes.
O QGM de 2025 refere-se ao resultado consolidado dos anos de 2024 e 2025, correspondentes ao Ano I e ao Ano II do Ciclo Olímpico Los Angeles 2028. A classificação demonstra o desempenho esportivo dos Clubes Vinculados e Filiados ao CBC nos Campeonatos Brasileiros Interclubes – CBI.
A contabilização do QGM do CBC é realizada de forma parcial a cada ano-calendário. Após a conclusão dos quatro anos (2024, 2025, 2026 e 2027), será divulgado o QGM Final do Ciclo Olímpico Los Angeles 2028, cuja principal função é servir como um dos indicadores que comporão a Matriz de Bônus de Meritocracia Esportiva, a ser utilizada nos futuros editais dos Eixos do Programa de Formação de Atletas do CBC.
O Programa de Formação de Atletas do CBC visa garantir um futuro promissor para o esporte brasileiro. Um indicativo desse progresso é o desempenho do Brasil na última edição dos Jogos Olímpicos, em Paris. Das 20 medalhas conquistadas (três de ouro, sete de prata e dez de bronze), 15 foram de atletas de clubes formadores.
