O país está suspenso de competições internacionais por causa da guerra da Ucrânia
O país está suspenso de competições internacionais por causa da guerra da Ucrânia

O Conselho Executivo da União Internacional de Pentatlo Moderno aprovou a participação de jovens pentatletas russos em competições internacionais, sob a bandeira nacional e acompanhados pelo hino do país.
Anunciado na terça-feira pelo Ministro dos Esportes da Rússia e Presidente do Comitê Olímpico Russo, Mikhail Degtyarev, o anúncio permite que atletas russos das categorias Sub-15, Sub-17 e Sub-19 compitam em eventos internacionais exibindo símbolos nacionais.
“Esta é mais uma decisão inegavelmente positiva em favor do esporte russo e o resultado de um trabalho consistente para proteger os interesses dos atletas russos, além de confirmar que o diálogo esportivo está gradualmente retornando a um rumo construtivo”, escreveu Degtyarev em sua conta no Telegram.
A medida surge após a proibição inicial do Comitê Olímpico Internacional (COI) à Rússia e à Bielorrússia devido à invasão da Ucrânia pela Rússia, país vizinho onde a guerra continua, com o apoio da Bielorrússia, em 2022. Uma recomendação emitida no ano passado pelo Comitê Executivo da entidade global incentivou as federações internacionais a permitirem que atletas russos e bielorrussos participassem de competições juvenis usando símbolos nacionais, tanto em eventos individuais quanto por equipe. No pentatlo moderno, a decisão representa mais um passo em uma flexibilização gradual das restrições.
Em maio de 2023, a UIPM (União Internacional de Pentatlo Moderno) estabeleceu um painel independente para analisar as solicitações de atletas e membros da equipe de apoio russos e bielorrussos que desejam competir em eventos internacionais com status neutro. O painel foi encarregado de avaliar a conformidade com os critérios de elegibilidade alinhados às diretrizes do COI, incluindo a adesão aos regulamentos antidoping e aos padrões de conduta.
Recentemente, jovens lutadores russos foram autorizados a competir sob a bandeira e o hino nacional em competições sub-24 e categorias inferiores, conforme confirmado na segunda-feira por Mikhail Mamiashvili, vice-presidente da United World Wrestling e chefe da Federação Russa de Luta Livre. Políticas semelhantes foram implementadas pela Federação Internacional de Esgrima e pela Federação Internacional de Judô, com atletas jovens e juniores retornando às competições sob as bandeiras nacionais, enquanto os competidores seniores permanecem sujeitos às restrições vigentes.
Enviar feedback
