Com maturidade e sangue frio nos momentos decisivos, Pinheiros supera o experiente Sesi Franca e garante, de forma inédita, vaga na final da Copa Super 8 para encarar o Minas
Com maturidade e sangue frio nos momentos decisivos, Pinheiros supera o experiente Sesi Franca e garante, de forma inédita, vaga na final da Copa Super 8 para encarar o Minas

A história foi feita no basquete brasileiro nesta quarta-feira (28). O Pinheiros está na grande final da Copa Super 8 pela primeira vez em sua história e receberá o Minas Tênis Clube na disputa pelo título nacional. A equipe azul e preta superou o experiente Sesi Franca por 82 a 79, no Poliesportivo Henrique Villaboim, em um duelo de altíssimo nível e jogará novamente em casa para erguer a taça.
O destaque da partida ficou para David Sloan, que entregou uma grande atuação, terminando o jogo com 22 pontos anotados, além de oito assistências. Djalo também esteve perto do duplo-duplo, com 10 acertos e 9 rebotes vencidos. Pelo Sesi Franca, Georginho de Paula foi o cestinha da partida, com 24 pontos, pegando ainda seis rebotes.
A partida começou equilibrada, com intensidade máxima dos dois lados e prevalência das ações defensivas. As equipes pressionaram a bola, fecharam linhas de passe e protegeram o garrafão, forçando ataques longos e decisões no limite do relógio. Esse equilíbrio seguiu até o final do primeiro período, com vantagem do Sesi por margem mínima no primeiro período: 17 a 16.
O Pinheiros voltou com ritmo forte no segundo quarto e teve uma corrida de 7 a 0 que colocou a equipe no controle do jogo. Os ataques encontraram espaço e o Sesi Franca reagiu, ainda assim, o time azul e preto foi mais consistente, venceu o quarto por 30 a 27 e foi para o intervalo com vantagem: 46 a 44.
As equipes voltaram dos vestiários com o Sesi Franca em nível alto de intensidade defensiva, subindo linhas, encurtando espaços e tirando o ritmo do Pinheiros. A pressão surtiu efeito imediato, com o time francano abrindo nove pontos de frente, no entanto, os pinheirenses ajustaram a circulação de bola e voltaram a pontuar de forma mais coletiva, chegando ao empate de 60 a 60 ao final do terceiro período.
O quarto final foi recheado de emoções. Em meio à tensão máxima, o Pinheiros, mesmo com um elenco mais jovem, demonstrou maturidade para controlar o ritmo do jogo e suportar a pressão do experiente tetracampeão da Superliga, o Sesi Franca, que lutou até a última bola, mas viu a equipe azul e preta confirmar a vitória em 81-79 e avançar para a inédita final.
Com personalidade, maturidade e sangue frio nos momentos mais importantes, o Pinheiros venceu um duelo de altíssimo nível contra um Sesi Franca acostumado com momentos como este, e agora, o time do técnico Gustavinho De Conti terá o Minas pela frente no sábado (31/01), às 17h, novamente em casa, na busca pelo título inédito.
