O Uruguai vai pra sua 2ª participação.
O Uruguai vai pra sua 2ª participação.

Sigla: URU
Medalhas na história: Ouro: 0 | Prata: 0 | Bronze: 0 | Total: 0
Em Pequim… Não participou.
Primeira Participação olímpica – Nagano 1998
Maior medalhista olímpico: –
O Uruguai estreou em jogos olímpicos de inverno em Nagano 1998 com um único atleta no esqui alpino. Gabriel Hottegindre participou no slalom masculino e terminou em 24º entre 31 concludentes. Outros 34 atletas não completaram as duas descidas. Com a estreia de Gabriel, o Uruguai se tornou o 6º país sul-americano a se classificar para uma olimpíada de inverno, depois de Argentina, Chile, Bolívia, Brasil e Venezuela. Até 2026, essa era a única participação uruguaia, porém, depois de 28 anos, o país voltou a conquistar uma vaga no esqui alpino masculino.
(Para ver outros países clique aqui:)
Em Milão-Cortina o representante uruguaio será Nicolás Pirozzi. Ele competirá no slalom gigante. Nicolás nasceu no Chile, filho de mãe uruguaia, de quem obteve o direito à nacionalidade. Em 2020, nos Jogos de Inverno da Juventude, ele representou o Chile e terminou a prova do slalom gigante em 14º lugar, o melhor resultado chileno. Desde 2023, no entanto, ele optou por representar o Uruguai e tem em Milão-Cortina 2026 seu maior desafio na carreira.
ESPORTES
Esqui alpino: Este é o único esporte de inverno em que o Uruguai competiu, tendo o 24º lugar de Gabriel Hottegindre no slalom masculino em Nagano 1998 como melhor e único resultado da nação. Em 2026, espera-se que o Uruguai volte a competir após 28 anos.
