Parada das Nações – Uzbequistão

O Uzbequistão vai pra sua 9ª participação.

Uzbequistão

Sigla: UZB

Medalhas na história: Ouro: 1 | Prata: 0 | Bronze: 0 | Total: 1 – (42º no quadro histórico)

Em Pequim… Ouro: 0 | Prata: 0 | Bronze: 0 | Total: 0

Primeira Participação olímpica – Lillehammer 1994

Maior medalhista olímpico: Lina Cheryazova (1 ouro)

Como a maioria das ex-repúblicas da União Soviética, o Uzbequistão estreou em Lillehammer 1994. O país levou uma delegação recorde de sete atletas, sendo duas duplas na patinação artística e um homem e duas mulheres no esqui estilo livre, modalidade que pela primeira vez em jogos olímpicos valia medalha. Em sua primeira participação, a nação subiu no lugar mais alto do pódio com Lina Cheryazova no aéreos feminino. Como o Uzbequistão só estrearia em jogos de verão dois anos depois, esta foi a primeira medalha de ouro olímpica para o país e, até 2024, era a única dourada feminina. A conquista de Lina deixou o país em 14º no quadro geral daquela edição.

PARADA DAS NAÇÕES – URUGUAI

(Para ver outros países clique aqui:)

Em Nagano 1998, a nação debutou no esqui alpino com Komil Urunbayev, e seu 28º lugar no slalom masculino é até hoje o melhor resultado da nação na modalidade. Foi também em Nagano que Tatyana Malinina obteve a melhor apresentação uzbeque na patinação artística, ficando em 8º lugar. O Uzbequistão nunca ficou de fora de uma edição de jogos olímpicos, mas só participou em três modalidades, sendo que desde a aposentadoria de Lina Cheryazova, em 1998, não disputa o esqui estilo livre. Lina faleceu em 2019, aos 50 anos, em decorrência de uma doença não especificada.

ESPORTES

Patinação de velocidade em pista curta: Em Milão-Cortina 2026 o país estreará na modalidade. Um uzbeque competirá nos 500 m masculino, mas seu nome ainda não foi anunciado.

Hugo Magliano

Hugo Magliano

Carioca, 30 anos, formado em técnico em administração e viciado em acompanhar coberturas esportivas. Sou fã de uma infinidade de esportes, sobretudo os de inverno. Diariamente assisto partidas de xadrez na internet e na escola joguei tênis de mesa (não profissionalmente).Minha primeira lembrança olímpica foi em Atenas 2004, onde lembro da força de vontade e persistência do Vanderlei Cordeiro de Lima na maratona. Em 2007 fiz um trabalho escolar sobre o Pan do Rio de Janeiro e me apaixonei em acompanhar quadros de medalhas. Estou sempre buscando histórias curiosas proporcionadas pelo esporte. Contato: Twitter @Hugolaco2
Keep in touch with our news & offers

Inscreva-se em nossa Newsletter

Enjoy Unlimited Digital Access

Read trusted, award-winning journalism. Just $2 for 6 months.
Already a subscriber?
Compartilhe este post:

Comments

Leave a Reply

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *