A Venezuela vai pra sua 5ª participação.
A Venezuela vai pra sua 5ª participação.

Sigla: VEN
Medalhas na história: Ouro: 0 | Prata: 0 | Bronze: 0 | Total: 0
Em Pequim… Não participou.
Primeira Participação olímpica – Nagano 1998
Maior medalhista olímpico: –
A Venezuela estreou em Nagano 1998 com uma atleta no luge, tornando-se o segundo país sul-americano (depois da Argentina) a competir na modalidade. Iginia Boccalandro ficou em 28º lugar no individual feminino, à frente de uma única atleta e mais de quinze segundos atrás da medalhista de ouro, porém seu resultado é até hoje o melhor venezuelano em olimpíadas de inverno.
PARADA DAS NAÇÕES – UZBEQUISTÃO
(Para ver outros países clique aqui:)
Iginia voltaria a competir em Salt Lake City 2002, mas desta vez não estava sozinha: outros três venezuelanos participaram no luge masculino, sendo essa a maior delegação do país em jogos de inverno. Christopher Hoeger, Julio César Camacho e Werner Hoeger, pai de Christopher, ficaram respectivamente em 31º, 39º e 40º lugares. No evento feminino, Iginia não completou.
Werner competiu novamente em Turim 2006, aos 52 anos, sendo o mais velho competidor daquela edição. Ele terminou em 32º à frente de outros quatro atletas. A última participação venezuelana se deu em Sochi 2014, com Antonio Pardo competindo no slalom gigante masculino do esqui alpino, mas sem completar a prova. Para Milão-Cortina 2026, espera-se que o país estreie no esqui cross-country masculino com Nicolas Claveau-Laviolette, atleta nascido em solo venezuelano, mas que mora e treina no Canadá.
ESPORTES
Luge: Das cinco vezes que foi para as olimpíadas, em três a Venezuela competiu no luge, tendo o 28º lugar de Iginia Boccalandro no individual feminino em Nagano 1998 como melhor resultado da nação. Entretanto, a última participação venezuelana na modalidade foi há 20 anos.
