Courchevel é uma das sedes dos Jogos de 2030
Courchevel é uma das sedes dos Jogos de 2030

Os anéis olímpicos foram oficialmente instalados na sexta-feira diante de mais de cem pessoas em Courchevel, na região da Savoia, que sediará diversas provas dos Jogos Olímpicos e Paralímpicos de Inverno de 2030 nos Alpes Franceses.
“Estamos vivendo um grande momento simbólico”, disse Fabrice Pannekoucke, presidente do partido LR na região de Auvergne-Rhône-Alpes, ao revelar os famosos anéis entrelaçados em frente às duas rampas de salto construídas para os Jogos Olímpicos de Inverno de Albertville, em 1992, em Le Praz, uma das vilas de Courchevel. Em uma delas, uma faixa gigante exibia os dizeres: “Alpes Franceses 2030”.
A inauguração do símbolo olímpico, inspirado nos Jogos Olímpicos de Paris 2024, foi precedida por diversas atividades (saltos de esqui, desfile de esqui cross-country e descida com tochas de LED) que encantaram moradores e turistas.
“Estamos vivendo um momento simbólico muito significativo”, disse Fabrice Pannekoucke, presidente do partido LR na região de Auvergne-Rhône-Alpes, ao revelar os famosos anéis entrelaçados em frente às duas rampas construídas para os Jogos Olímpicos de Inverno de Albertville, em 1992. “O fato de sermos os próximos a organizar, ainda que lentamente, a realização destes Jogos, fará com que o orgulho destes Jogos de 2030 contagie a todos”, disse Fabrice Pannekoucke à imprensa, acompanhado pelo prefeito de Courchevel, Jean-Yves Pachod.
“Todos estão muito felizes e cheios de energia para organizá-los. Acho que só pode ser algo bom para a região, economicamente, para todos os atletas e para todos os habitantes da Saboia e da Alta Saboia”, disse Frédérique, que veio de Aix-les-Bains, a quase duas horas de carro de Courchevel, à AFP.
O mapa final das sedes dos Jogos Olímpicos de 2030, distribuídas pelas regiões de Provença-Alpes-Costa Azul e Auvérnia-Ródano-Alpes, será finalizado em junho.
O custo total destes Jogos foi estimado em dezembro em 1,4 bilhão de euros. O financiamento e os custos detalhados das cerca de quarenta estruturas planejadas até o momento para os Jogos Olímpicos de 2030 (vilas dos atletas, instalações esportivas, acesso público) foram aprovados na quarta-feira em reunião do conselho da Solideo, instituição pública responsável por sua execução.
