Matheus Lima obtém o índice para o Mundial Indoor nos 400 m

Brasileiro fez o índice em sua primeira prova de 2026

Gustavo Alves/CBAt
Gustavo Alves/CBAt

Matheus Lima venceu os 400 m rasos com o índice para o Mundial no Campeonato Brasileiro de Atletismo de Provas Similares ao Indoor, neste sábado (31/1), em Bragança Paulista (SP). Matheus correu a prova em 45s54 para cruzar em primeiro e abaixo da marca mínima, de 45s80, fixada pela World Athletics. O Campeonato Mundial Indoor de Atletismo será realizado em Kujawy Pomorze, Polônia, de 20 a 22 de março.

Também na primeira parte da temporada, que vai até março, será realizado o Campeonato Sul-Americano Indoor de Atletismo, de 28 de fevereiro a 1 de março, em Cochabamba (BOL), na única pista indoor aprovada pela World Athletics no continente.

Matheus Lima foi ao pódio com Jadson Erick Soares Lima, que ficou com a medalha de prata (46s09) e Tiago Lemes da Silva com a de bronze (46s19). Rita de Cássia Ferreira Silva venceu os 400 m feminino (54s02).

“Estou feliz por estar bem e começar o ano com o pé direito vencendo a competição. Mas eu queria ter corrido melhor. Fazer o meu PB é meu objetivo”, disse Matheus. “Meu foco é atualmente o Mundial Indoor, estou me preparando bastante para essa competição e hoje foi um treino de luxo, um teste, vou conversar com o Sanderlei (o seu treinador, Sanderlei Parrela), ver os erros e consertar para na próxima sair bem melhor. A minha corrida foi bem solta, tranquila, mas não gostei do tempo, queria um tempo menor”, completou.

O cearense Matheus, de 22 anos, que treina e vive em Bragança Paulista, São Paulo, é recordista brasileiro e sul-americano em pista curta (short track), com 45s79, marca obtida no Mundial Indoor de Nanjing, na China, em pista coberta (200 m), em 2025.

Para o Mundial vale a qualificação por índice (de 1/11/2025 a 8/3/2026), limitado a dois atletas por País; o Wild Card (convite) – o campeão geral individual de cada evento do World Indoor Tour 2026 se classificará automaticamente; e posição no Top Performance List (1/11/2025 a 8/3/2026), conforme cota da prova, também tendo como limite dois atletas por país.

Marcos Antonio

Marcos Antonio

Pai, Carioca, 40 anos, profissional de TI e cursando jornalismo. Um Fã de basquete e de todos os esportes olímpicos (e alguns não olímpicos também) que faz um trabalho de formiguinha para que todos eles tenham seu espaço. No Surto Olímpico desde 2012.
Keep in touch with our news & offers

Inscreva-se em nossa Newsletter

Enjoy Unlimited Digital Access

Read trusted, award-winning journalism. Just $2 for 6 months.
Already a subscriber?
Compartilhe este post:

Comments

Leave a Reply

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *