Vasco! Dominante no quarto final, cruzmaltino vence Pato Basquete e segue vivo na luta contra rebaixamento

Vascaínos aproveitaram a arquibancada vazia no Paraná para conquistar importante triunfo fora de casa

Foto: Maurício Moreira
Foto: Maurício Moreira

Nesta segunda-feira (02) foram retomados os jogos da fase regular do Novo Basquete Brasil, o NBB. Em partida isolada nesta noite, o Vasco da Gama foi ao Paraná e escreveu um roteiro daqueles difíceis de explicar e impossíveis de ignorar com uma virada incrível sobre o Pato Basquete, que chegou a abrir 23 pontos de vantagem, mas não resistiu e perdeu por 84 a 75 para a equipe cruzmaltina.

Mandante da partida, o Pato controlou o jogo por mais de dois períodos, no entanto, a equipe cruzmaltina mostrou personalidade, cresceu nos momentos de maior pressão e arrancou a virada na estreia de Cássio Santos como seu novo treinador, coroando com uma vitória que diz muito sobre a força mental do grupo, que segue na lanterna, mas a uma vitória de deixar a zona de rebaixamento.

Veja o nosso guia da olimpíada de inverno de  Milão-Cortina

Acesse em nosso canal de notícias no Whatsapp

Agenda Esportiva: confira os principais eventos esportivos de 2026

Gustavo Basilio foi fundamental para o triunfo do Gigante da Colina, terminando o jogo com 19 pontos, sendo 10 deles com 100% de aproveitamento nos lances livres, além de quatro rebotes e duas assistências. Destaque também para Lamar Morgan, que cresceu de produção no último período, anotando 12 dos seus 15 pontos. Pelo Pato Basquete, Michel teve uma atuação consistente, fechando com 15 pontos, cinco rebotes, três assistências

Como foi o Jogo!

O Ginásio do Sesi, em Pato Branco, segue recebendo os jogos do Pato Basquete com os portões fechados devido punição imposta pela Liga, após integrantes da diretoria da equipe agredir o árbitro ao final da derrota contra o Caxias do Sul. Apesar disso, o primeiro período foi melhor para a equipe da casa, que executou melhor o plano de jogo e fechou o quarto inicial em vantagem: 24 a 19.

Surte+: Relembre o caso da agressão ao árbitro no jogo entre Pato Basquete e Caxias do Sul

Nos ajustes ao longo do segundo quarto, o técnico Renan Gitiony acertou a equipe e levou vantagem, ditando o ritmo da partida a favor da equipe paranaense. O Vasco apresentava dificuldades e viu a desvantagem aumentar mais treze pontos, chegando ao intervalo com 45 a 32 pro Pato.

A volta dos vestiários contou com um Pato Basquete seguindo melhor, pressionando na defesa e convertendo bem suas ações ofensivas, o que rapidamente fez a vantagem chegar a 23 pontos. No entanto, a equipe paranaense passou a se precipitar em algumas decisões, cometeu erros consecutivos e abriu espaço para a reação vascaína, que se recperou no período e venceu por 23 a 20, reduzindo a diferença para 65 a 55.

A confiança do Vasco da Gama cresceu na mesma proporção em que o Pato Basquete viu o crédito construído até a metade do terceiro período se esvair. O jogo ganhou contornos dramáticos, com cada posse passando a ter peso decisivo. Nos minutos finais, a equipe cruzmaltina mostrou frieza impressionante, controlou o emocional, foi cirúrgica nas escolhas, completou uma virada incrível com 26 a 10 no quarto e 84-75 na partida, selando uma vitória importantíssima.

Paulo César Guimarães

Paulo César Guimarães

Mineiro que tem no esporte sua grande paixão: já tentou judô, natação, vôlei, basquete, handebol, futebol e skate mas tá desconfiado que sua vocação seja contar histórias. Surtado desde 2022!
Keep in touch with our news & offers

Inscreva-se em nossa Newsletter

Enjoy Unlimited Digital Access

Read trusted, award-winning journalism. Just $2 for 6 months.
Already a subscriber?
Compartilhe este post:

Comments

Leave a Reply

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *