Será a primeira participação de Atletas Individuais Neutros (AIN) com essa nomenclatura em Jogos de Inverno.
Será a primeira participação de Atletas Individuais Neutros (AIN) com essa nomenclatura em Jogos de Inverno.

Sigla: AIN
O Comitê Olímpico Russo e o Belarusso estão proibidos pelo Comitê Olímpico Internacional (COI) de competir com a sua bandeira e hino devido à violação da Trégua Olímpica ocorrida em 2022 quando a Rússia invadiu domínios ucranianos com a permissão de Belarus. Para que atletas da Rússia ou de Belarus compitam, foi criada a designação de Atletas Individuais Neutros (AIN). Os atletas precisam passar por uma verificação de antecedentes e depois serem aprovados pela federação internacional do seu esporte e, em seguida, por um painel especial do COI, que analisará se o competidor não apoiou a guerra ou se tem qualquer contrato com o exército ou agências de segurança nacional desses dois países.
(Para ver outros países clique aqui:)
Mesmo se aprovados, não são permitidos: disputas em eventos por equipes, desfile nas cerimônias de abertura e encerramento e contagem de medalhas no quadro. Caso um Atleta Neutro conquiste uma medalha de ouro, será tocado um hino instrumental único, designado pelo COI, e a bandeira hasteada será a com o emblema circular da AIN, também criada pelo COI.
Em Milão-Cortina 2026, vinte atletas (13 russos e 7 belarussos) conseguiram o status de neutro e competirão em oito esportes diferentes:
ESPORTES
Esqui alpino (3 atletas): Maria Shkanova no feminino, de Belarus; Semyon Yefimov no masculino e Julia Pleshkova no feminino, oriundos da Rússia.
Esqui cross-country (3 atletas): Hanna Karaliova no feminino, de Belarus; Savelii Korostelev no masculino e Dariya Nepryaeva no feminino, da Rússia.
Esqui estilo livre (3 atletas): Três belarussas no evento de aéreos: Anastasiya Andryianava, Anna Derugo e Hanna Huskova.
Esqui montanhismo (1 atleta): Nikita Filippov, da Rússia, no sprint masculino.
Luge (2 atletas): Daria Olesik no feminino e Pavel Repilov no masculino, ambos russos.
Patinação artística (3 atletas): Viktoriia Safonova no feminino, de Belarus; Petr Gumennik no masculino e Adeliia Petrosian no feminino, da Rússia.
Patinação de velocidade (3 atletas): Maryna Zuyeva, de Belarus, nos eventos de 3.000 m e 5.000 m feminino e as russas Kseniia Korzhova também nos 3.000 m e Anastasiia Semenova na largada em massa feminina.
Patinação de velocidade em pista curta (2 atletas): Alena Krylova competirá nos 500 m e 1.000 m feminino, enquanto que Ivan Posashkov nos 1.000 m e nos 1.500 m masculino. Ambos são russos.
