Seleção mistura veteranos com jovens talentos no retorno do Brasil ao Mundial do esporte
Seleção mistura veteranos com jovens talentos no retorno do Brasil ao Mundial do esporte

Nesta quinta (05), a organização do World Baseball Classic oficializou o elenco da Seleção Brasileira que vai a disputa da competição, em março nos EUA.
A Seleção Brasileira, que volta a disputar a chave principal da Copa do Mundo do beisebol, após classificação no Qualificatório de 2025, será comandada novamente por Yuichi Matsumoto, técnico principal no eliminatória. Yuchi terá a sua disposição 30 atletas no roster, sendo metade arremessadores (15), quatro receptores, sete defensores de campo interno e quatro de campo externo.
A lista de convocados segue uma mescla de nomes que já fazem parte da seleção há mais tempo, como Leonardo Reginatto, Lucas Rojo, Oscar Nakaoshi, Murilo Gouvea, jovens promessas como Felipe Koragi, Tiago Nishiyama, Tomas Lopes, Lucas Ramirez, Joseph Contreras, e o retorno de atletas como Thyago Vieira e Gabriel Barbosa. A base é similar a que disputou a Qualificatória em 2025.
Lista completa de convocados:
Atletas e Comissão Técnica farão um período de treinamentos no CT CBBS/Yakult, em Ibiúna, entre os dias 17 e 26 deste mês de Fevereiro, depois embarcam para os EUA, no dia 28.
Um dos grandes nomes da história do beisebol nacional e da Seleção Brasileira, que defende desde os 10 anos, com uma carreira longa e vitoriosa, principalmente no beisebol latino, Leonardo Reginatto, o capitão, fará sua despedida dos campos de beisebol.
Recordista de partidas e rebatidas por uma seleção em Qualificatórias do Clássico, Reginatto esteve na primeira e, até então, única participação do Brasil na fase principal do torneio em 2013 e agora fará sua despedida, novamente entre os grandes, enfrentando as maiores seleções do planeta.
Sobre voltar a colocar a seleção entre as melhores seleções do mundo o terceira base declarou: “Não tenho palavras para explicar agora, mas isso significa muito não só para mim, mas para todo o país, para todo o nosso povo”.
Os sobrenomes Contreras e Ramirez podem parecer familiares para muitos, para outros nem tanto, mas na verdade são familiares e tradicionais. Os jovens Joseph Contreras e Lucas Ramirez carregam em seus sobrenomes uma longa e vitoriosa história no beisebol, oriunda de seus pais José e Manny respectivamente (ambos campeões da World Series).
Ambos filhos de mães brasileiras, ainda que jovens (17 anos para Joseph e 20 para Lucas), já somam passagens pela Seleção Brasileira. Joseph esteve com a Seleção Sub18 na disputa do Pan-Americano em 2024. juntamente com o pai José, auxiliar técnico na mesma competição. Já Lucas esteve em campo na disputa do Qualificatório em 2025, acompanhando de perto por Manny, que assistiu aos jogos do filho e chegou a participar da preparação pré-jogo durante a competição.
