Gustavo Heide conquista a maior vitória da carreira e mantém sonho vivo do Brasil na Copa Davis

João Lucas Reis perde, mas Gustavo Heide faz excelente partida e deixa o confronto empatado.

Time Brasil em Vancouver. Foto: Andre Gemmer/CBT.
Time Brasil em Vancouver. Foto: Andre Gemmer/CBT.

Brasil foi a Vancouver enfrentar o Canadá em quadra dura indoor pelos qualifiers da Copa Davis em busca de uma vaga na fase final da competição. A última vez que o Brasil jogou dentro de casa foi em fevereiro de 2023 contra a China, de lá pra cá são 6 confrontos como visitante, já contando esse, além da fase final disputada em lugar neutro em 2024.

Brasil enviou uma equipe alternativa sem os principais nomes como João Fonseca, Thiago Wild e Thiago Monteiro, pois estão em preparação para os torneios sul-americanos no saibro. A equipe chamada foi João Lucas Reis, Gustavo Heide e Matheus Pucinelli como simplistas e Orlando Luz e Rafael Matos como duplistas. O Canadá também não enviou a sua força máxima, Felix Auger-Aliasime (top 10) e Denis Shapovalov #25 ficaram de fora e deram lugar a Gabriel Diallo #39 e Liam Draxl #146.

O primeiro confronto foi entre João Lucas Reis x Liam Draxl, o canadense ganhou de forma tranquila por um duplo 6/3 em 1h17. João teve o seu serviço quebrado ao todo quatro vezes durante o jogo, enquanto só conseguiu quebrar uma vez (teve 5 chances de quebra ao todo). João colocou o adversário em momentos de pressão em alguns games, mas não conseguiu definir os pontos, foram muitas bolas do brasileiro saindo no limite, enquanto as bolas do canadense beliscavam a linha.

Gustavo Heide entrou em quadra para o segundo jogo enfrentando o melhor jogador canadense convocado determinado a vencer. O paulista fez um de seus grandes jogos da carreira até aqui, com extrema coragem, vibração, confiança, segundos saques melhores do que os primeiros e indo para as bolas nos momentos mais importantes.

O primeiro set foi de completo domínio nos saques, com os dois jogadores tendo um alto índice de aproveitamento de saque em quadra e não houve quebras, o jogo foi decidido no tie-break favorável pro brasileiro em 7-4. Heide na primeira parcial teve 6 aces e 84% de pontos ganhos com o primeiro serviço. O primeiro set teve duração de 1h03.

O segundo set começou com o Heide tendo seu game de serviço quebrado após ter tido 40-0. Esta quebra de serviço no começo do set foi decisiva para o Diallo encaminhar a vitória em 6/3 que também conseguiu quebrar o serviço do brasileiro no nono game. O terceiro set teve um roteiro parecido com o primeiro sendo decidido no tie-break sem quebras. Heide foi extremamente corajoso e venceu a partida em 7-3 no tie-break decisivo.

Com os dois jogos de hoje (07), o confronto está empatado em 1 x 1. O dia de amanhã (08) começa com o confronto de duplas onde o Brasil é favorito, e depois mais duas partidas de simples. A transmissão é da CazéTV de forma gratuita com início dos jogos às 18h (horário de Brasília).

Carlo Saleme

Carlo Saleme

28 anos, profissional de marketing, analista e redator esportivo. Apaixonado por esportes (dos mais variados tipos) desde criança, muitas das minhas primeiras lembranças são envolvendo acontecimentos esportivos. No Surto desde 2023.
Keep in touch with our news & offers

Inscreva-se em nossa Newsletter

Enjoy Unlimited Digital Access

Read trusted, award-winning journalism. Just $2 for 6 months.
Already a subscriber?
Compartilhe este post:

Comments

Leave a Reply

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *