Fique por dentro de tudo o que aconteceu nesta janela de Copa Davis

Confrontos emocionantes e vitórias inesperadas marcam a rodada de Copa Davis.

Foto: Divulgação/Davis Cup.
Foto: Divulgação/Davis Cup.

O Brasil não conseguiu se classificar para a fase que define os finalistas da Copa Davis de 2026, fez um duelo muito duro mesmo desfalcado dos principais nomes contra o Canadá, mas acabou caindo para o Grupo Mundial I que vai disputar as eliminatórias no segundo semestre para voltar para a primeira fase qualificatória no ano que vem. Porém, muitas outras seleções conseguiram resultados expressivos na elite da competição e até mesmo nas divisões inferiores nesse último final de semana.

A Itália, atual tricampeã espera os 7 finalistas que se juntaram à ela em outubro para decidir o título. Neste final de semana foram definidos os confrontos, são eles:

Chile x Espanha – O Chile passou por uma Sérvia bem desfalcada por 4 x 0 e a Espanha por ter sido vice no ano passado, já tem vaga garantida na segunda fase qualificatória.

Alemanha x Croácia – A Alemanha não tomou conhecimento do Peru e venceu por 4 x 0, e a Croácia venceu a Dinamarca por 3 x 1.

Grã Bretanha x Equador – O time britânico visitou a Noruega e venceu por 4 x0 sem sustos, já o Equador foi uma das grandes surpresas da rodada, os equatorianos jogando no saibro local bateram o time australiano e havia uma boa diferença de ranking entre as equipes.

Áustria x Bélgica – Os austríacos fizeram um confronto muito equilibrado fora de casa contra o Japão e em jogo de duas viradas, bateram os japoneses por 3 x 2; os belgas venceram a Bulgária também fora de casa de forma tranquila por 4 x 0.

Canadá x França – Como relatado, os canadenses bateram os brasileiros em confronto muito apertado por 3 x 2 com Liam Draxl inspiradíssimo garantindo os 2 pontos de simples para os donos da casa; os franceses venceram a Eslováquia por 3 x 1.

República Tcheca x Estados Unidos – Os tchecos passaram pela Suécia por 3 x 1, e os norte-americanos mesmo com time mais alternativo venceram facilmente os húngaros por 4 x 0 fora de casa.

Coreia do Sul x Índia – Aqui temos o confronto mais interessante da próxima rodada e que vai colocar uma dessas equipes na fase final da competição. Os sul-coreanos nunca chegaram na fase final, nem na fase que antecede a final (essa em que vai enfrentar a índia). Eles bateram a Argentina por 3 x 2, mesmo que os argentinos tenham ido desfalcados dos seus principais jogadores, ainda assim, tinham rankings melhores que os adversários. E os indianos conseguiram vencer jogando em casa a equipe de Países Baixos também por 3 x 2 em jogos emocionantes, a diferença de ranking era ainda maior neste duelo. Para se ter ideia, no jogo que decidiu a vaga, Dhakshineswar Suresh era o nº 470 e venceu Jesper De Jong #86, o holandês venceu João Fonseca no ano passado em Estoril. O indiano Suresh, inclusive, venceu os dois jogos de simples e o de duplas, sendo o grande nome do confronto. A índia tem três vice-campeonatos de Copa Davis (1966, 1974 e 1987) mas não chega tão longe há muito tempo.

No Grupo Mundial I, Colômbia venceu o Marrocos fora de casa e no jogo decisivo teve confusão entre as delegações com os torcedores marroquinos arremessando objetos nos jogadores colombianos. A Grécia com Stefanos Tsitsipas presente venceu o México por 3 x 1. A China venceu o time equilibrado de Portugal por 3 x 1. Mônaco comandando por Valentin Vacherot venceu o Cazaquistão com Bublik e Shevchenko por 3 x 1.

No Grupo Mundial II a grande história fica por conta de Bermuda que venceu a Geórgia fora de casa por 3 x 2, os jogadores possuem uma diferença de mais de 1000 posições no ranking, e um dos jogadores de Bermuda (Wayne Montgomery) nem ranking ATP possui, e não fazia uma partida profissional desde 2017, e foi ele o responsável pela partida que classificou o seu país para a divisão de cima.

Carlo Saleme

Carlo Saleme

28 anos, profissional de marketing, analista e redator esportivo. Apaixonado por esportes (dos mais variados tipos) desde criança, muitas das minhas primeiras lembranças são envolvendo acontecimentos esportivos. No Surto desde 2023.
Keep in touch with our news & offers

Inscreva-se em nossa Newsletter

Enjoy Unlimited Digital Access

Read trusted, award-winning journalism. Just $2 for 6 months.
Already a subscriber?
Compartilhe este post:

Comments

Leave a Reply

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *