Italiana conquistou os 5.000 m e vai buscar o tetra na largada em massa e 1.500 m
Italiana conquistou os 5.000 m e vai buscar o tetra na largada em massa e 1.500 m

A italiana Francesca Lollobrigida conquistou o bicampeonato olimpico em Milão-Cortina 2026, nesta quinta-feira (12) ao vencer a disputa dos 5.000 m da patinação velocidade. Francesca conversou com a imprensa e falou sobre a conquista, o objetivo de se divertir enquanto compete e sobre a prova de largada em massa.
O grande nome da Itália na patinação velocidade Milão-Cortina é a multicampeã Francesca lollobrigida. A patinadora nunca havia conquistado um ouro olimpico antes e já levou dois títulos no 3.000 e 5.000 metros. Os demais resultados de Lollo foram prata (3.000 m) e bronze (Largada em Massa) em Pequim-2022.
Sobre o título dos 5.000 m, Francesca pontuou a dificuldade da prova e o que foi necessário para vencer, “Dia perfeito sim. Depois de não ter dormido nada, não ter fechado o olho (hoje), mas não sei, talvez eu estivesse nas nuvens, sabe? Os 3.000m são minha prova favorita e estou contente de ter vencido os 3.000. Os 5.000m conquistaram meu coração também porque no ano passado eu venci meu título mundial nos 5.000, então confirmar novamente com um ouro olímpico na mesma distância era só o que eu queria e ponto. E eu consegui!”.
Foi uma prova muito estudada, pois nos 3.000 eu estava no mundo da lua. Não tinha ouvido falar do recorde olímpico, sequer olhava os tempos. De qualquer maneira, nos 5.000 eu sabia que tinha que ser uma prova muito mais inteligente. De fato, com o diretor executivo Marchetto, outro treinador, estudamos um plano, porque sendo a última bateria, poderia obviamente ter a vantagem de saber os tempos das adversárias”, complementou Francesca.
Ao fim da fala, Lollobrigida exaltou a luta pelos centésimos finais para levar a vitória, “vistos os tempos, eu deveria fazer meu recorde pessoal, o recorde italiano para poder superá-las. Na linha de partida, o momento com Martina (Sablikova) me aliviou a tensão. Eu estava muito emocionada e não poderia ter escolhido bateria melhor que me deu a força necessária, como uma lenda. Eu a via de rabo de olho e estava verde, verde, verde, também um, um e meio, um e três. Sabia que os neerlandeses fizeram as últimas voltas mais rápidas e então nas duas últimas voltas eu tinha que tirar 200 (centésimos).”
Francesca brilhou na estreia ao bater o recorde olímpico e conquistar os 3.000 m. A Italiana ganhou o melhor presente de aniversário que podia sonhar e comemorou junto ao fulho Tomasso.
A italiana completou falando sobre as provas de 1.500 e a largada em massa que vão ser disputadas nos próximos dias. Francesca afirmou que prometeu se divertir e que não sente pressão pelos resultados,” então, vou começar com os 1.500 que são uma preparação, obviamente. Depois a Largada em Massa, infelizmente é uma loteria, porque sendo uma prova de grupo, pode acontecer de tudo. Eu tenho a torcida do meu lado e então entrarei em campo dando o máximo. A promessa é de divertir-me, ter de novo o sorriso, não ter a pressão, porque as vezes alguém pode dizer: “Ok, já venceu o ouro, então vá com calma” ou então “Venceu o ouro, todos esperam que vença de novo, né?” Então eu vou aproveitar a parte de me divertir e ir tranquila.”
