Tcheco Metodej Jilek conquista o ouro nos 10000 metros da patinação de velocidade

Após prata nos 5000 metros, Jilek garante o topo do pódio dos 10000 metros com quase seis segundos de vantagem

Foto: Profimedia.cz
Foto: Profimedia.cz

Nesta sexta-feira (12), Metoděj Jílek, da Tchéquia, conquistou a medalha de ouro na prova 10000 metros da patinação de velocidade dos Jogos Olímpicos de Inverno Milão-Cortina 2026. Após ter ficado em segundo lugar na prova de 5.000 metros, ele resistiu a prova mais longa e venceu com vantagem confortável sobre o segundo colocado.

Metoděj Jílek veio na quinta bateria e deu sinais de que poderia bater o recorde olímpico, no entanto, sentiu fisicamente a prova e diminuiu o ritmo nas voltas finais. Ainda assim, o tcheco cravou um tempo de 12:33.43, suficiente para assegurar a medalha de ouro com folga sobre o segundo colocado.

A medalha de prata ficou com Vladimir Semirunniy, da Polônia, que esteve na terceira bateria e fechou a prova com o tempo de 12:39.08, uma diferença de quase seis segundos para o medalhista de ouro. Fechando o pódio, tivemos a medalha de bronze para Jorrit Bergsma, dos Países Baixos, com um tempo de 12:40.48.

A surpresa ficou para a 7ª colocação de Sander Eitrem, da Noruega, ouro na prova dos 5000 metros e apontado como um dos favoritos na disputa de hoje. O norueguês até começou sustentando um bom ritmo, no entanto, caiu muito nas voltas finais e terminou mais de 13 segundos distante de Jilek.

Paulo César Guimarães

Paulo César Guimarães

Mineiro que tem no esporte sua grande paixão: já tentou judô, natação, vôlei, basquete, handebol, futebol e skate mas tá desconfiado que sua vocação seja contar histórias. Surtado desde 2022!
Keep in touch with our news & offers

Inscreva-se em nossa Newsletter

Enjoy Unlimited Digital Access

Read trusted, award-winning journalism. Just $2 for 6 months.
Already a subscriber?
Compartilhe este post:

Comments

Leave a Reply

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *