Representantes brasileiros ficaram fora da final, que terminou com o Japão conquistando ouro e bronze
Representantes brasileiros ficaram fora da final, que terminou com o Japão conquistando ouro e bronze

O Japão conquistou duas medalhas na disputa final do snowboard halfpipe masculino nos Jogos Olímpicos de Inverno Milão-Cortina 2026. Nesta sexta-feira (13), Yuto Totsuka se destacou e conseguiu a melhor nota da final, assegurando a medalha de ouro, enquanto o seu compatriota Ryusei Yamada ficou com a medalha de bronze. A prata foi para o australiano Scott James.
No halfpipe, os competidores realizam uma sequência de manobras enquanto descem uma pista em formato semicilíndrico, onde os atletas fazem manobras nas extremidades e são julgados levando em conta a amplitude e a dificuldade dos saltos. Seu modo de competição é semelhante ao do skate vertical.
Ao contrário da final feminina, a disputa decisiva do snowboard halfpipe masculino teve tempo estável e os 12 atletas puderam desenvolver sua melhor performance nas três tentativas. O campeão mundial em 2021, japonês Totsuka Yuto, alcançou 95 pontos e conquistou a medalha de ouro.
Surte +: Veja como foi o desempenho dos brasileiros na classificatória do Halfpipe Masculino
Desde a primeira descida os japoneses mostraram que poderiam se destacar, colocando três atletas do país nas primeiras posições da disputa no Livigno Snow Park. Yamada Ryusei fez 92.00, enquanto Totsuka Yuto conseguiu 91.00 e Hirano Ruka, 90.00. James Scott, não havia completado a sua apresentação.
Após a segunda descida, Totsuka Yuto passou da segunda para a primeira posição em um grande desempenho, que valeu nota 95.00 e deixou o japonês em boa condição na briga por medalhas. O segundo colocado passou a ser o australiano Scotty James, que encaixou boa descida e teve nota de 93.50. Yamada Ryuseinão completou a segunda descida, mas manteve o terceiro lugar.
Na descida final, os atletas arriscaram tudo e consequentemente tivemos muitas quedas. Ryusei Yamada completou a sua apresentação e reclamou bastante dos juízes terem repetido sua nota em 92.00, ainda assim, ele ficou com a medalha de bronze.
O australiano Scott James caiu na última descida e manteve a nota 93.50, assegurando a medalha de prata, assim como Yuto Totsuka, do Japão, que também sofreu queda e manteve a nota da segunda descida, um 95.00, que garantiu o japonês no alto do pódio e com a medalha de ouro no peito.
