Jens van ‘t Wout se mantem na frente da prova com quatro quedas e conquista o segundo ouro em Milão-Cortina
Jens van ‘t Wout conquista a medalha de ouro na disputa dos 1500 metros masculino da patinação de velocidade em pista curta dos Jogos Olímpicos de Inverno Milão-Cortina 2026. A prova foi caótica, com quatro quedas, mas o atleta dos Paises Baixos seguiu firme e garantiu seu segundo ouro neste Jogos. A medalha de prata foi para o sul-coreano Daeheon Hwang e o bronze para o Roberts Kruzbergs, da Letônia.
As corridas acontecem em uma pista oval de 111,12 metros. Como as curvas são constantes, fazendo com que quedas e colisões fazem parte da modalidade, por isso as bordas da pista são estofadas e os patinadores utilizam equipamentos de proteção obrigatórios. Na prova dos 1.500 m, sete atletas competem em cada bateria (Final A e Final B), no entanto, nestes jogos, 9 atletas participaram da Final A.
Com uma final disputada por nove atletas, era esperado que tivéssemos toques e até quedas durante a prova, e foi isso mesmo que aconteceu. Com quatro quedas e muita polêmica, incluindo revisão por vídeo, o letão Roberts Kruzbergs surpreendeu, passou sem ser atingido e conquistou a medalha de bronze dos 1500 metros da patinação de velocidade em pista curta.
O ouro ficou com Jens van ‘t Wout, dos Países Baixos, que se manteve a frente em praticamente toda a disputa, evitando assim que fosse envolvido em algum incidente de prova. O neerlandês assegurou o topo do pódio com um tempo de 02:12.19, conquistando assim, sua segunda medalha nos Jogos de Milão-Cortina 2026, já que também havia vencido a prova dos 1000 metros.
A prata ficou com o sul-coreano Daeheon Hwang, que esteve envolvido em toques e quedas durante a prova, mas se manteve firme e garantiu mais uma medalha olímpica, já que Hwang havia conquistado o ouro em Pequim-2022 nesta prova.










