Atleta foi um dos convidados do Campeonato japonês de marcha atlética e competiu na nova prova da modalidade
O brasileiro Caio Bonfim abriu a temporada internacional neste sábado (15) à noite (horário de Brasília), no Campeonato Japonês de Meia Maratona, em Kobe, no Japão, etapa do Tour Mundial da World Athletics – Bronze. Como o campeonato é o nacional do Japão, Caio e os demais estrangeiros não competiram por colocações. O brasileiro marchou a meia maratona (21,097.5 km), prova que estreia na marcha em 2026 e estará no programa dos Jogos Olímpicos de Los Angeles 2028, em 1h21m44s, novo recorde brasileiro e sul-americano, e saiu feliz da prova.
O japonês Toshikazu Yamanishi venceu e registrou um novo recorde mundial de 1h20m34s. É a primeira marca que supera o recorde mundial inaugural de 1h21m30s, aprovado pelo Conselho da World Athletics em dezembro de 2025, após o anúncio de que a meia maratona e a maratona seriam as distâncias oficiais de marcha atlética para o novo ciclo olímpico.
“Meia maratona para 1h21m44s, isso dá melhor marca brasileira e sul-americana e estamos felizes. O nível aqui é muito alto, muitos atletas, percurso maravilhoso. Continuamos aqui na Ásia, temos a próxima agora em primeiro de março, na China, e contamos com a torcida de todos”, disse Caio pelas redes sociais.
O seu principal compromisso na temporada será o Mundial por Equipes 2026, que será disputado em Brasília (DF), no dia 12 de abril. Caio vive e treina em Sobradinho (DF) e competirá em casa – é a primeira vez que o Brasil, um País da América do Sul, receberá um Mundial de Marcha. Caio Bonfim (CASO-DF) conquistou o 15º título da Copa Brasil Loterias Caixa de Marcha Atlética, no dia 25 de janeiro de 2026 em Brasília, antes de seguir para a Ásia – o marchador de 34 anos venceu a meia maratona com o tempo de 1h28m00 – no mesmo circuito que será usado no Mundial.
Caio permanece no Japão e treina uns dias com Yamanishi antes de ir pra a China. No dia 1º de março, compete no Grand Prix da China, em Taicang, prova que tem selo ouro do Tour Mundial da Marcha Atlética da World Athletics.
Gianetti Bonfim, treinadora e mãe de Caio, gostou do resultado – estão no Japão há três dias, ainda se adaptando ao clima, a comida e ao fuso horário. Para a competição da China estarão aclimatados e a viagem é de apenas três horas.
“Aqui, o Caio não aparece nas colocações da prova porque só contam os japoneses. O mais importante é que ele fez melhor marca brasileira e sul-americana. A gente veio para buscar a marca de 1h21m, o nosso objetivo. E para mim, que sou a treinadora da parte técnica – estava apreensiva com a prova pós Mundial – o melhor foi o Caio ter passado ‘limpo’, sem nenhuma falta no quadro. Estamos vivos e a marcha atlética com o Caio ainda vai dar muita alegria ao atletismo brasileiro”, disse Gianetti.










