Canadense conquista sua segunda medalha olímpica nesta edição
Megan Oldham é a nova campeã olímpica do esqui estilo livre big air. Em final disputada nesta segunda (16), a canadense desbancou a favorita Eileen Gu (CHN) e conquistou o primeiro ouro olímpico da carreira – a segunda em Milão-Cortina, sendo a primeira um bronze no slopestyle.
A prova, que contou com um atraso de mais de uma hora por conta das más condições climáticas, teve dois desfalques de última hora, com as suíças Mathilde Grimauld e Anouk Andraska, que sofreram quedas no aquecimento. Grimaud, ouro no slopestyle, era uma das favoritas ao ouro também no big air e ficando de fora deixou a briga pelo alto do pódio restrita a Megan e Eileen.
Na primeira descida, Oldham deu um grande salto e pulou para a segunda colocação, com 91.75. Gu tirou 90.00 em seu salto, o terceiro melhor salto empatado com Flora Tabanelli da Itália. Lara Wolf da Áustria ficou em primeiro após a primeira descida com 93.75.
Na segunda descida, Oldham mais uma vez fez uma ótima manobra e ficou com 89.00. Na liderança, e sendo a última descer na terceira tentativa, a canadense viu as rivais tentando superá-la. Tabanelli conseguiu pular para terceiro e ficar com o bronze, e Eileen – campeã olímpica em Pequim 2022 e que não competia no big air desde então – não conseguiu superar Oldham por 1.75 e ficou com a prata. Com o ouro garantido, Oldham não completou o seu salto e comemorou o seu ouro inédito.










