Finais foram marcadas por viradas e emoção no Estádio de Patinação Velocidade em Milão
Itália e Canadá foram os grandes campeões das finais da prova de perseguição por equipes da patinação velocidade dos Jogos de Milão-Cortina 2026, na Itália. As finais, realizadas nesta terça-feira (17), também medalharam EUA, China, Países Baixos e Japão.
O naipe masculino foi conquistado pela Itália sobre os dominantes EUA em final decidida nas últimas quatro voltas. Os donos da casa saíram atrás dos estadunidenses que abriram vantagem no início, mas os “azzurras” cresceram na parte final e ultrapassaram os rivais para vencerem o título com tempo de 3:39.20. O time norte-americano derreteu nas voltas decisivas e ficou á 4.51s dos europeus.
A disputa do bronze foi vencida pela China sobre os Países Baixos por 0.09s de diferença. Os europeus iniciaram com desvantagem e buscaram diminuir a diferença, mas já era tarde. A França foi a quinta melhor, a Noruega, a Alemanha e o Japão vieram logo atrás em sexto, sétimo e oitavos, respectivamente.
O confronto feminino pelo ouro foi vencido pelo Canadá que derrotou os Países Baixos em decisão de tirar o fôlego. As europeias estavam a frente e perto do fim as canadenses tomaram a ponta para não perderem mais. O Canadá ficou com o ouro com tempo de 2:55.81, apenas 0.96s a frente das neerlandesas.
A seleção japonesa dominou os EUA para levar o bronze feminino, enquanto Alemanha, Bélgica e China completaram o top-7. O Cazaquistão ficou em oitavo, mas não competiu na final D.










