Alysa Liu desbanca japonesas e leva o ouro na Patinação artística em Milão-Cortina

A estadunidense foi impecável em sua apresentação

AP Photo/Stephanie Scarbrough
AP Photo/Stephanie Scarbrough

Em uma noite de apresentações de altíssimo nível em Milão, foi coroada a estrela de Alysa Liu. Com uma atuação que encantou o publico presente, a estadunidense conseguiu a medalha de ouro com o total de 226.79. as Japonesas Kaori Sakamoto e Ami Nakai foram prata e bronze, respectivamente

Alysa Liu quebrou um jejum de 24 anos de ouro dos Estados unidos na patinação artística feminina – a última foi Sarah Hughes, em Salt Lake City 2002 . Alysa tem uma história de superação, já que após Pequim 2022, resolveu se aposentar da patinação aos 16 anos, insatisfeita com as exigências de seus técnicos. Dois anos depois ela voltou, tendo mais liberdade para opinar sobre suas coreografias e suas roupas, e com menos exigências, rendeu. Foi campeã mundial em 2025 e agora, campeã olímpica.

Com a prata, Kaori Sakamoto desabou em lágrimas nesta que foi a sua última competição na carreira. E sua sucessora já surgiu, Ami Nakai, de apenas 17 anos, encantou o mundo no programa curto, mas algumas pequenas falhas impactaram suas notas no fim, a deixando com o bronze.

Como foi o programa Longo

A primeira grande apresentação da noite foi de Amber Glenn, que após o erro no programa curto, fez uma apresentação quase perfeita no programa longo. Ela arriscou, acrescentando elementos de difícil execução como o triplo axel e conseguiu uma nota alta, 147.52, totalizando 214.91 pontos e saltando da décima terceira colocação para a liderança

Somente as seis melhores colocadas no programa curto é que poderiam destronar a Glenn do topo. Anastasiia Gubanova da Geórgia não conseguiu, a russa Adelia Petrosian, competindo como neutra, acabou errando o salto quádruplo e por causa de uma dedução de 1 ponto, ficou atrás de Glenn em segundo por apenas por 0.38 – 214.53.

Restou apenas as patinadoras japonesas e Alysa Liu. E logo a primeira patinadora nipônica a se apresentar, Mone Chiba, assumiu a liderança com uma apresentação emocionante e precisa, com um total de 217.88.

Em seguida veio Alysa Liu. A Estadunidense, atual campeã mundial, ao som de um medley de Donna Summer, levou o ginásio abaixo com uma apresentação com muita dificuldade, mas impecável e espetacular. Sua nota foi igualmente, espetacular: 150.20, assumindo a liderança com 226.79 – melhor pontuação da temporada para Alysa.

A próxima foi Kaori Sakamoto, em sua última competição da carreira. Em um medley de canções de Edith Piaf, Kaori teve uma apresentação com pouquíssimas falhas, terminando com 224.90, 1.89 atrás de Liu, restando a prata ou bronze para ela.

Restou Ami Nakai, de apenas 17 anos, como a última japonesa a tentar destronar Liu. Ao som do clássico ‘What a wonderful world’ foi atrás da pontuação necessária para chegar ao alto do pódio – acima de 148.09. E pra isso, ela colocou novamente o triplo axel na sua apresentação. Mas sua juventude acabou pesando e com algumas pequenas falhas, acabou conseguindo apenas 140.45 – nona melhor nota, mas o suficiente para ficar com o bronze.

Marcos Antonio

Marcos Antonio

Pai, Carioca, 40 anos, profissional de TI e cursando jornalismo. Um Fã de basquete e de todos os esportes olímpicos (e alguns não olímpicos também) que faz um trabalho de formiguinha para que todos eles tenham seu espaço. No Surto Olímpico desde 2012.
Keep in touch with our news & offers

Inscreva-se em nossa Newsletter

Enjoy Unlimited Digital Access

Read trusted, award-winning journalism. Just $2 for 6 months.
Already a subscriber?
Compartilhe este post:

Comments

Leave a Reply

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *