Gol no final garantiu segunda medalha suíça na história do hóquei no gelo feminino
Com um gol marcado no final da prorrogação, a Suíça conquistou a medalha de bronze no torneio feminino de hóquei no gelo dos Jogos Olímpicos de Inverno Milão-Cortina 2026. Após empate em 1 a 1 no tempo regulamentar, as suíças marcaram no tempo extra e venceram a Suécia por 2 a 1 nesta quinta-feira (19), na Arena Milano, em Milão.
A partida começou com a Suécia melhor, pressionando e desperdiçando chances de abrir o placar no primeiro tempo. No segundo tempo, as suecas enfim conseguiram abrir o placar aos 11:40, com Mira Jungaker.
O gol acordou o time suíço, que foi buscar o placar e quatro minutos depois, aos 15:40 da segunda etapa, chegou ao empate com Sinja Leemann. O restante da partida se resumiu em um duelo defensivo cauteloso, levando a disputa da medalha para a prorrogação.
Quando a partida se encaminhava para decisão em shoot-outs, os pênaltis do hóquei, a Suíça chegou ao gol que garantiu a segunda medalha do país na modalidade. Alina Müller, aos 9:09 do tempo extra foi a responsável pelo gol histórico, já que a prorrogação no hóquei no gelo é disputada no formato de morte súbita.
Nos Jogos Olímpicos de Inverno de 2014, a Suíça havia conquistado sua primeira medalha, com uma vitória por 4 a 3 sobre a Suécia, levando o bronze. Aquele time suíço contava com Muller, então com 15 anos, e mais uma vez, a medalha suíça veio contra as suecas, que chegam a 20 anos sem medalhas olímpicas no hóquei no gelo feminino.










