Seleção Brasileira de judô para cegos conquista 17 medalhas e o título geral do German Open, na Alemanha

Brasil somou o maior número de pódios entre os participantes da competição

Foto: Divulgação/CBDV
Foto: Divulgação/CBDV

A Seleção Brasileira de judô paralímpico conquistou 17 medalhas (sete ouros, três pratas e sete bronzes) e garantiu o título geral do German Open, realizado no sábado, 14, em Heidelberg, na Alemanha. O torneio reuniu judocas das categorias Sub-21 e adulto.

Com o desempenho, o Brasil somou o maior número de pódios entre os participantes. Grã-Bretanha e Alemanha terminaram com 13 e 11 medalhas, respectivamente, fechando o top-3 entre as delegações. Foram 11 judocas brasileiros no evento, que também teve um campo de treinamento com atletas de diferentes países.

As cearenses Yvila da Silva Rodrigues (até 60kg, classe J1), Wiliany Nascimento (até 52kg, J1) – atleta do projeto Escola Paralímpica de Esportes do CPB – e Jhenifer Silva (até 60kg, J1); a paraibana Michele Soares (até 70kg, J1); o sul-mato-grossense Gabriel Rodrigues (até 70kg, J1); o paraense José Cleberson Palheta (até 70kg, J2); e o mineiro Emerson Junio (até 81kg, J1) conquistaram medalhas tanto na categoria Sub-21 quanto entre os adultos.

“Foi a minha primeira competição do ano e também minha primeira disputa internacional na temporada. Conquistei uma medalha de ouro e uma de prata, e saio satisfeita com o resultado e com a experiência”, afirmou a judoca, Wiliany.

Em ciclos anteriores, o Brasil participou do German Open com a seleção principal como parte da preparação para competições internacionais. Contudo, nos últimos anos, a presença foi reduzida em razão da ampliação do calendário de eventos que somam pontos para o ranking mundial – que não é o caso do torneio disputado na Alemanha.

A participação nesta edição incluiu atletas da equipe de transição, formada por judocas oriundos das categorias de base que vêm sendo convocados para competições internacionais. Parte desses atletas já integra o ranking mundial da modalidade.

“O German Open possibilitou que atletas da base competissem nas categorias Sub-21 e adulto e participassem do campo de treinamento internacional. A equipe de transição reúne atletas jovens que passam a atuar junto à seleção principal dentro do planejamento da modalidade”, afirmou Jaime Bragança, chefe da delegação.

Confira a lista completa dos medalhistas no German Open:

Ouro
Yvila da Silva Rodrigues (categoria sub-21)
Wiliany Vitoria Costa do Nascimento (categoria adulto)
Hellen Cordeiro Machado (categoria adulto)
Gabriel Ferreira Rodrigues (categoria sub-21 e adulto)
José Cleberson Palheta dos Santos (categoria adulto)
Emerson Júnio Correia de Aguiar (categoria sub-21)

Prata
Wiliany Vitoria Costa do Nascimento (categoria sub-21)
José Cleberson Palheta dos Santos (categoria sub-21)
Emerson Júnio Correia de Aguiar (categoria adulto)

Bronze
Yvila da Silva Rodrigues (categoria adulto)
Jhenifer Silva dos Santos (categoria adulto)
Michelle Soares do Nascimento (categoria adulto)
Ítalo Silva Forte Figueiredo (categoria sub-21)
Jorge Luís Escarante da Silva (categoria adulto)

Regys Silva

Regys Silva

O surtado original. Criador do site em 2011 e louco pelas disputas da final olímpica do badminton até a final C do skiff simples do remo.Cearense e você pode me achar em Regys_Silva
Keep in touch with our news & offers

Inscreva-se em nossa Newsletter

Enjoy Unlimited Digital Access

Read trusted, award-winning journalism. Just $2 for 6 months.
Already a subscriber?
Compartilhe este post:

Comments

Leave a Reply

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *