Atleta estadunidense havia sido medalhista de bronze em Pequim-2022 e agora chegou ao topo do pódio na mesma prova
Alex Ferreira, dos Estados Unidos, conquistou a medalha de ouro no halfpipe masculino do esqui estilo livre nesta sexta-feira (20). A prova final começou com notas baixas na primeira descida, e depois os atletas encaixaram boas apresentações e fizeram uma grande disputa pelo primeiro lugar, assegurado pelo estadunidense. A prata ficou com Henry Sildaru, da Estônia, e o bronze com o canadense Brendan Mackay.
No halfpipe, os competidores realizam uma série de manobras enquanto esquiam uma pista semicilíndrica. Os doze melhores atletas disputam a final em três descidas para ver quem consegue a maior nota.
A primeira descida teve o canadense Andrew Longino liderando a disputa após primeira descida no halfpipe masculino do esqui estilo livre, a nota dele foi de 76.50. Ele foi seguido por Ben Harrington, da Nova Zelândia, com a nota 61.25, em segundo, e Alex Ferreira, dos Estados Unidos, ficou em terceiro, com 49.50.
Na segunda descida, os atletas encaixaram melhores performances e os três primeiros colocados mudaram, com notas altas e aquecendo a disputa para a última tentativa. A liderança passou às mãos de Henry Sildaru, da Estônia, com uma nota incrível de 92.75, seguido de perto pelo estadunidense Alex Ferreira, que subiu sua nota para 90.50 e foi para segundo. Em terceiro, Nick Goepper anotou 89.00 e entrou na briga por medalhas.
Alex Ferreira seguiu melhorando a sua nota e conseguiu uma apresentação que rendeu a ele 93.75, ultrapassando Sildaru e assegurando enfim a sua medalha de ouro. Ferreira havia sido prata e bronze nesta mesma prova e agora é o primeiro atleta a conseguir três pódios seguidos neste evento em Jogos de Inverno.
Henry Sildaru, da Estônia, também melhorou sua nota na descida final, chegando aos 93.00, insuficientes para retomar a liderança, mas valiosa para garantir a medalha de prata no Halfpipe de esqui estilo livre. Foi a primeira medalha da Estônia nestes Jogos. O bronze foi para Brendan Mackay, do Canadá, que conseguiu uma bela nota na terceira descida, 91.00, garantindo um lugar no pódio










