Simone Deromedis conquistou o ouro e Federico Tomasoni ficou com a prata para os donos da casa
A Itália brilhou na decisão do esqui estilo livre cross masculino dos Jogos Olímpicos de Milão-Cortina 2026, na Itália, com título de Simone Deromedis no Parque de neve de Livigno. Os tricolores também ganharam a medalha de prata com Federico Tomasoni e o bronze foi do suíço Alex Fiva.
O italiano Simone Deromedis dominou a final do cross masculino com vitória dominante do início ao fim da prova. Simone venceu todas as baterias eliminatórias desde as oitavas até a final e foi o principal nome do esporte. Campeão mundial em 2023, Deromedis havia sido quinto em Pequim-2022, na China, e debuta no pódio olímpico com título.
A prata foi decidida no photo finish com decisão favorável ao italiano Federico Tomasoni (amarelo) sobre o suíço Alex Fiva, medalhista em Pequim-2022 (azul e branco) por 1/8 de esqui. O bronze ficou com o japonês Satoshi Furuno.

O suíço Ryan Regez, campeão em Pequim-2022, foi desclassificado após a semifinal por empurrar rival e não disputou a pequena final. Assim, o favorito não pode defender o título na decisão e fechou a disputa dos Jogos italianos na oitava colocação.










