Neerlandês abriu grande vantagem e fechou a prova saudando o público presente
Jorrit Bergsma, dos Países Baixos, fez uma grande apresentação e conquistou a medalha de ouro na prova da Largada em Massa Masculina da patinação de velocidade. Na prova deste sábado (21), Bergsma conseguiu abrir vantagem na última volta e terminou a disputa com tranquilidade de poder saudar a torcida presente. A medalha de prata ficou com o dinamarquês Viktor Thourp e o bronze foi para o italiano Andrea Gionannini.
As provas da patinação de velocidade são disputadas no sentido anti-horário, em uma pista oval de 400m. Na largada em massa, todos os patinadores largam juntos e competem entre si por 16 voltas, com sprints intermediários após quatro, oito e 12 voltas, e um sprint final na linha de chegada.
A disputa olímpica consiste de duas baterias semifinais com 16 atletas em cada, totalizando 32 participantes. Os oito melhores de cada semifinal avançam para a prova final, que reúne 16 atletas.
A prova final da Largada em Massa Masculina contou com dois atletas se desgrudando do pelotão logo no primeiro sprint. Jorrit Bergsma, dos Países Baixos, e Viktor Thourp, da Dinamarca, se distanciaram dos demais atletas e deixaram dúvidas se teriam fôlego para se manter a frente em toda a prova.
A disputa seguiu, com os dois líderes alternando na liderança e abrindo ainda mais vantagem para o pelotão secundário, abrindo quase uma volta. Nos últimos metros, Bergsma se distanciou do dinamarquês e cruzou a linha de chegada com tranquilidade, saudando o público presente, e conquistando uma medalha de ouro histórica, já que se tornou o medalhista de ouro mais velho da largada em massa.
Viktor Thourp que também fez uma grande prova e sustentou a posição no sprint inicial, terminou com a medalha de prata da disputa. A medalha de bronze foi disputada até a linha final, com vários candidatos no pelotão intermediário, no entanto, o italiano Andrea Gionannini deu um gás decisivo para assegurar um lugar no pódio e terminar em terceiro, completando a festa do público italiano.
Cabe destacar que aos 40 anos, Jorrit Bergsma já havia se tornado o medalhista mais velho da patinação de velocidade com seu bronze nos 10.000m e agora ele se tornou o campeão Olímpico mais velho na prova de largada em massa masculina. É sua quinta medalha Olímpica, segunda de ouro, após o ouro nos 10.000m em Sochi 2014. O público comemora jogando mullets na pista, em homenagem ao seu cabelo estiloso.










