Marijke Groenewoud conquista o ouro na Largada em Massa Feminina da patinação de velocidade

Atleta dos Países Baixos tomou a frente na volta final e venceu prova muito equilibrada. Francesca Lollobrigida terminou sem medalha

Foto: Katie Stratman-Imagn Images
Foto: Katie Stratman-Imagn Images

Ninguém conseguiu se distanciar até a última volta da Largada em Massa Feminina da patinação de velocidade, até que a neerlandesa Marijke Groenewoud deu o sprint final e assegurou a medalha de ouro da prova, confirmando seu favoritismo. A prata ficou com a canadense Ivanie Blondin e o bronze foi para Mia Manganello, dos Estados Unidos. Lollobrigida terminou em quarto na prova disputada nesta sábado (21).

As provas da patinação de velocidade são disputadas no sentido anti-horário, em uma pista oval de 400m. Na largada em massa, todos os patinadores largam juntos e competem entre si por 16 voltas, com sprints intermediários após quatro, oito e 12 voltas, e um sprint final na linha de chegada. 

A disputa olímpica feminina consiste de duas baterias semifinais com 14 atletas em cada, totalizando 28 participantes. As oito melhores de cada semifinal avançaram para a prova final, que reuniu 16 atletas.

Ao contrário da final da Largada em Massa Masculina, a prova feminina não teve nenhum pelotão conseguindo se distanciar em nenhum momento da disputa, ficando a decisão pelas medalhas reservadas para o sprint final. Mesmo quem caiu e ficou para trás, como quem tentou abrir vantagem na frente do pelotão, chegaram agrupados ao final da prova.

Quem abriu a última volta na frente foi Marijke Groenewoud, dos Países Baixos, e as adversárias não conseguiram mais acompanhar. A atleta neerlandesa não deu chances para ninguém e confirmou o seu favoritismo na prova, assegurando mais uma medalha de ouro na patinação de velocidade para a delegação neerlandesa.

Esta foi a primeira medalha de ouro de Groenewoud na história. A disputa seguiu intensa no pelotão e a canadense Ivanie Blondin conseguiu se defender das investidas das rivais e assegurou a medalha de prata, ficando o bronze com a estadunidense Mia Manganello, que venceu o duelo contra a italiana Francesca Lollobrigida, que terminou em quarto lugar e ficou sem medalha.

Paulo César Guimarães

Paulo César Guimarães

Mineiro que tem no esporte sua grande paixão: já tentou judô, natação, vôlei, basquete, handebol, futebol e skate mas tá desconfiado que sua vocação seja contar histórias. Surtado desde 2022!
Keep in touch with our news & offers

Inscreva-se em nossa Newsletter

Enjoy Unlimited Digital Access

Read trusted, award-winning journalism. Just $2 for 6 months.
Already a subscriber?
Compartilhe este post:

Comments

Leave a Reply

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *