Vitória cruzeirense coloca equipe mineira na 14ª colocação e em situação favorável para avançar no NBB; Surpresa do dia foi a derrota do Flamengo para o Bauru no Rio
Na noite deste sábado (21), o Cruzeiro Basquete recebeu o Rio Claro no Ginásio Dona Salomé, para um confronto direto por um lugar na próxima fase do NBB, a elite do basquete brasileiro. Os mineiros se recuperaram na segunda metade da partida e venceram o jogo por 95-79. A surpresa do dia ficou para a derrota do Flamengo para o Bauru por 92-79, em pleno Maracanãzinho. O sábado teve ainda o triunfo da Unifacisa sobre o Pato Basquete por 82-67.
A partida em Belo Horizonte começou com o Rio Claro melhor, explorando bem as bolas de três pontos e contando com as ações precipitadas do Cruzeiro para abrir vantagem no primeiro quarto em 24-18. Os rioclarenses seguiam melhor no início do segundo período, chegando a ter 10 pontos de frente, no entanto, os cruzeirenses reagiram e venceram o quarto, descendo pro vestiário em desvantagem de cinco pontos, 45-40 para os visitantes.
O Cruzeiro voltou do vestiário em alta rotação e com grande participação ofensiva virou o jogo e foi abrindo vantagem. O Rio Claro sentiu o bom momento dos mineiros e teve dificuldade para equilibrar o jogo, com o terceiro período terminando em 70-62 para um Cruzeiro dominante. Ao contrário de outros jogos, o ritmo cruzeirense não caiu no quarto final e os mineiros seguiram abrindo vantagem sem o Rio Claro esboçar qualquer reação. Fim de jogo, Cruzeiro 95 a 79.
O jogo coletivo foi o destaque do Cruzeiro, com cinco atletas anotando mais de 10 pontos. Além de Nique Coleman, que anotou as cinco cestas do perímetro que tentou e terminou com 21 pontos, sendo decisivo nos momentos chaves do jogo. O cestinha da partida foi Bonfim, com 25 pontos anotados.
Com a vitória, o Cruzeiro passa o Rio Claro na classificação e agora é o 14º colocado, com nove vitórias conquistadas contra oito dos rioclarenses. Como o objetivo é um lugar entre os 16 primeiros, os cruzeirenses comemoraram bastante a vantagem de 3 vitórias a mais que o 17º colocado, o Fortaleza Basquete Cearense.
No Maracanãzinho, a surpresa ficou para a grande vitória do Bauru Basket sobre o Flamengo por larga vantagem, 92-79 para os paulistas. O resultado representou o quinto triunfo consecutivo dos bauruenses na competição, consolidando o ótimo momento da equipe que entra de vez na briga pelo G-8. Eugeniusz foi dominante na partida, terminando o jogo com 13 pontos, 11 assistências e sete rebotes. Pelo Flamengo, Alex Negrete foi o cestinha da partida ao registrar 19 pontos.
Ainda neste sábado, a Unifacisa jogou em sua Arena na Paraíba e venceu o Pato Basquete por 82-67. A equipe paraibana foi superior desde o início do confronto, abrindo vantagem nos dois primeiros quartos de jogo e administrando a frente do placar na sequência da partida, ainda assim venceu todos os quartos do jogo. Sifontes foi o destaque da Unifacisa com 12 pontos, 5 assistências e 6 rebotes. Pelo Pato, Penteado foi o melhor com 13 pontos, cestinha do jogo.










