Chinesa “responde” pergunta polêmica com ouro e se coloca no altar das maiores do esporte
As chinesas Ailing Eileen Gu e Fanghui Li conquistaram as medalhas de ouro e prata na decisão do halfpipe feminino do esqui estilo livre, neste domingo (22), no último dia dos Jogos Olímpicos de Milão-Cortina 2026, na Itália. Ailing Eileen Gu, dona de duas pratas na Itália, foi a melhor do dia com nota de 94.75 e levou o tricampeonato olímpico da carreira. Em segundo, Fanghui Li ficou com a prata com 93.00 e o bronze foi da britânica Zoe Atkin que recebeu maior nota de 92.50.
Ailing Eileen Gu fez história em Milão-Cortina ao conquistar o ouro no halfpipe feminino com nota de 94.75 e chegou a seis medalhas na carreira, sendo três ouros e três pratas obtidas em Milão-Cortina e Pequim 2022, na China. A atleta que foi vice-campeã no big air e no slopestyle na Itália foi alvo de pergunta polêmica por jornalista sobre ter perdido dois ouros ou ganhado duas pratas, respondeu com o título no halfpipe e estendeu a sua forma como uma das maiores do esporte.
O final do halfpipe feminino foi afetado por fortes nevascas nos últimos dias e só pode ser concluído neste domingo com disputa ferrenha entre as três primeiras colocadas da prova. A britânica Zoe Atkin saiu a frente com nota 90.00 na primeira de três tentativas de cada atleta, mas só melhorou 2.95 na oportunidade final e não enfrentou diretamente as rivais chineses.
Ailing não finalizou a primeira descida e buscou 94.00 na segunda volta para liderar a disputa sem contestações, pois a compatriota Fanghui Li somou 91.50 e fechou com 93.00 para garantir a segunda colocação. Gu concluiu a disputa do título com volta excelente de 94.50 e confirmou o ouro em Livigno.










