Putin diz que Rússia está pronta para receber os Jogos Olímpicos no futuro

A Rússia recebeu os Jogos pela última vez em 2014, com Sochi recebendo a edição de inverno

Foto: TASS
Foto: TASS

O presidente Vladimir Putin parabenizou o Comitê Olímpico Russo pelo seu 115º aniversário, no último domingo (29) e afirmou que a Rússia está aberta a sediar os Jogos Olímpicos no futuro.

“Caros amigos! Parabenizo-os pelo 115º aniversário do Comitê Olímpico Russo. Gostaria de destacar que nosso país esteve entre os fundadores do Comitê Olímpico Internacional e, desde 1900, participa dos Jogos Olímpicos revividos, tendo-os sediado duas vezes: em 1980, em Moscou, e em 2014, em Sochi. Ambas as vezes com o mais alto nível de organização e criatividade, o que foi reconhecido pelo COI”, observou o presidente.

“Gostaria de ressaltar que a Rússia também está aberta a sediar os Jogos Olímpicos de Verão e de Inverno no futuro e pronta para contribuir para a preservação dos verdadeiros ideais do Olimpismo”, disse o chefe de Estado no telegrama publicado no site do Kremlin.

Ultimamente, os atletas russos só foram autorizados a competir como Atletas Neutros Individuais, sem bandeira, hino ou uniforme nacional, e sob a condição de não terem apoiado a guerra e não pertencerem a corpos militares. Essas decisões permaneceram comuns até o final de 2025 e início de 2026, quando as tensões começaram a diminuir e diversas federações e órgãos dirigentes, incluindo o Comitê Paralímpico Internacional, que no início do mês permitiu novamente que russos e bielorrussos competissem em Milão-Cortina “como qualquer outro” atleta, suavizaram sua posição.

Após os Jogos Paralímpicos de Inverno, recentemente concluídos, que Putin acompanhou de perto e depois dos quais convocou um evento com atletas paralímpicos para parabenizá-los por suas conquistas, 12 anos depois de Sochi ter servido como a grande vitrine da Rússia para o mundo, ele disse em uma entrevista em meados de março que, “com a recente mudança de equipe dentro do Comitê Olímpico Internacional, espero que abandonem suas artimanhas”.

Ele argumentou igualmente que as autoridades deveriam parar de “usar o esporte internacional como ferramenta de luta política”. Defendeu que o esporte deveria servir como fonte de esperança e pediu ao Comitê Olímpico Internacional que retornasse aos princípios de seu fundador, Pierre de Coubertin.

Regys Silva

Regys Silva

O surtado original. Criador do site em 2011 e louco pelas disputas da final olímpica do badminton até a final C do skiff simples do remo.Cearense e você pode me achar em Regys_Silva
Keep in touch with our news & offers

Inscreva-se em nossa Newsletter

Enjoy Unlimited Digital Access

Read trusted, award-winning journalism. Just $2 for 6 months.
Already a subscriber?
Compartilhe este post:

Comments

Leave a Reply

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *