Os ouros vieram com Alessandro Borges Soares, no arremesso do peso, Kayo Martins, no salto em distância – ele também abriu o revezamento 4×100 m masculino campeão; Kimberly de Souza, no lançamento do martelo, e o 4×100 m feminino levaram as duas medalhas de prata da jornada deste sábado de manhã
O Atletismo Brasil somou mais cinco medalhas (3 de ouro e 2 de prata) no Campeonato Ibero-Americano Sub-20 de Atletismo, no Estádio de La Videna, em Lima, Peru, na segunda jornada de competições realizada nesta sábado (20/6) pela manhã. No total, o Brasil soma 12 medalhas (4 de ouro, 4 de prata e 4 de bronze).
Alessandro Borges Soares (Praia Clube-CEMIG-Exército-Futel-MG) levou o ouro no arremesso do peso com a marca de 19,89 m, melhorando o índice para o Mundial e assumindo a ponta do ranking mundial.
Kayo Lucas dos Santos Dias Martins (Orcampi-SP) venceu o salto em distância, com 7,52 m (2,5 m/s), e minutos depois abriu o revezamento 4×100 m do Brasil que também foi campeão em Lima (41.13). A equipe ainda teve Jean Augusto da Silva Castro, Pedro Nunes de Araújo e Michael Cruz Araújo (prata nos 100 m na sexta-feira).
No salto, Kayo Martins venceu na sua última tentativa trazendo emoção para o duelo com o colombiano Jhon Valencia Tobar que liderou a prova até o último salto, mas acabou com a medalha de prata (7,48 m). O espanhol Pablo García conquistou a medalha de bronze, com 7.44 m.
Kayo saiu da disputa do salto direto para a pista, para integrar o revezamento 4×100 m do Brasil que correu muito bem para ser o campeão (41.13), à frente do Chile (41.51) e do Peru (41.7).
No revezamento 4×100 feminino, o Brasil ficou com a medalha de prata com Karine Estefane Martins, Victória Campos de Almeida, Beatriz Camargo Monteiro e Hakelly Maximiniano da Silva (46.51). A Venezuela conquistou a medalha de ouro (46.33) e o Chile a de bronze (46.88).
Sebastian Lasquera









