Seleção Brasileira de vôlei é superada pela Ucrânia no jogo 1 da segunda semana de Liga das Nações masculina

Após vencer os quatro jogos da primeira semana, Brasil inicia segunda semana com derrota

Foto: Reprodução FIVB
Foto: Reprodução FIVB

A Seleção Brasileira Masculina de vôlei retornou às quadras nesta quarta-feira (24) para iniciar a segunda semana da Liga das Nações masculina. Esta etapa da competição está sendo realizada em Liubliana, na Eslovênia, e começou com derrota do Brasil para a Ucrânia por 3 sets 1, parciais de 27-29, 25-22, 22-25 e 21-25. Esta foi a primeira derrota dos brasileiros nesta edição de VNL.

Na primeira fase da Liga das Nações, cada um dos 18 times disputa 12 jogos no total, em três semanas distintas, com as oito melhores seleções avançando para a fase final, que inicia nas quartas de final. A fase decisiva da VNL masculina 2026 será disputada na China, tendo vaga assegurada entre os oito para o país sede.

Jogando em Brasília na primeira semana do torneio, o Brasil venceu o Irã (3 a 1), Bélgica (3 a 1), Sérvia (3 a 0) e Argentina (3 a 2), enquanto a campanha da Ucrânia nos quatro primeiros jogos foi de duas vitórias (3×0 sobre Cuba e 3×1 sobre a China) e duas derrotas (2×3 para a Polônia e 0x3 para o Japão). No duelo entre as duas seleções nesta quarta, melhor para os ucranianos.

Como foi o jogo

Com um bom saque e um side-out eficiente, a Ucrânia conseguiu abrir uma pequena vantagem no início do primeiro set e foi ampliando, até chegar aos 13-9 na metade da parcial. O Brasil seguia com dificuldades no saque e no contra-ataque, no entanto, na reta final da parcial, os ucranianos sentiram a pressão, passaram a errar e permitiram a virada brasileira no 24-23.

O Brasil desperdiçou o set point e, a partir daí, as equipes trocaram pontos e desperdiçaram oportunidades de fechar o primeiro set, até que um bloqueio em Darlan definiu a parcial inicial em 29-27 para a Ucrânia.

O Brasil voltou melhor no segundo set e contou com uma boa passagem de Adriano no saque para abrir 9-4 na parcial. Os ucranianos ainda esboçaram uma reação na metade final do set, no entanto, o Brasil tinha boa vantagem e fechou o jogo em 25-22 após bom ataque de Lucarelli, empatando a partida.

O saque da Ucrânia voltou a encaixar no início do terceiro set, e os europeus abriram 8-4 na parcial. Bernardinho parou o jogo, organizou a equipe brasileira, que chegou ao empate já no 10° ponto. Quando parecia que os brasileiros iam assumir o controle das ações do jogo, permitiu que a Ucrânia voltasse pro jogo, retomasse a vantagem e fechar o set em 25-22 após três bloqueios seguidos

Os brasileiros iniciaram o quarto set com dificuldades, acumulando erros e permitindo que os ucraniano abrissem 7-3. Mais uma vez o técnico do Brasil parou o jogo, deu uma bronca geral, e o time acordou, virando o placar já no 10º ponto. As equipes alternaram na liderança do placar até a reta final, quando a Ucrânia abriu vantagem e fechou a parcial em 25-21, vencendo o jogo por 3 sets a 1.

Os destaques do jogo ficaram para Plotnytskyi, com 19 pontos anotados e para Tupichii, com 17 pontos. Pelo lado brasileiro, em dia que o bloqueio e nem as bolas de meio funcionaram, Darlan ficou sobrecarregado, mas ainda assim anotou 26 pontos no jogo.

Após a derrota de hoje, o Brasil volta às quadras na sexta-feira (26) em busca de recuperação contra a Itália, em jogo programado para iniciar às 15h. Nesta semana ainda, os brasileiros terão pela frente a Eslovênia, anfitriões nesta semana, e o Canadá na Eslovênia. Brasil e Japão dividem a liderança da Liga das Nações 2026.

Paulo César Guimarães

Paulo César Guimarães

Mineiro que tem no esporte sua grande paixão: já tentou judô, natação, vôlei, basquete, handebol, futebol e skate mas tá desconfiado que sua vocação seja contar histórias. Surtado desde 2022!
Keep in touch with our news & offers

Inscreva-se em nossa Newsletter

Enjoy Unlimited Digital Access

Read trusted, award-winning journalism. Just $2 for 6 months.
Already a subscriber?
Compartilhe este post:

Comments

Leave a Reply

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *