Turquia e Alemanha confirmam favoritismo, donos da casa eliminados e Sérvia caindo precocemente
Neste sábado (6) aconteceram os quatro primeiros jogos das oitavas de final do Eurobasket 2025, com diferentes tipos de jogos que agradam todos os gostos dos fãs de basquete.
O jogo que abriu as oitavas foi Turquia x Suécia, a seleção turca que veio com muita moral após se classificar de forma invicta e com jogo eletrizante diante da Sérvia, começou perdendo os dois primeiros quartos, mas com um terceiro quarto impecável e mais uma partida enorme do pivô Alperen Şengün buscaram a virada e posteriormente a vitória por 85 x 79. Şengün terminou a partida com 24 pontos, 16 rebotes e 6 assistências.
Após essa vitória suada dos turcos, chegou a vez de um dos mais fortes canditados ao título, a Alemanha. Em Alemanha x Portugal o favoritismo alemão era enorme, e foi confirmado, com três primeiros quartos muito acirrados, mas com um quarto quarto letal e destaque enorme para o jogo coletivo e a grande distribuição dos pontos por todos os jogadores. Partida com placar final de 85 x 58, quem diria que um terceiro quarto terminado em 52 x 51 iria se tornar um placar tão elástico.
Na terceira partida os donos da casa entraram em ação, no duelo Báltico das oitavas Letônia x Lituânia prometiam um jogo muito disputado fisicamente, e assim foi, mas apesar da vontade e da torcida, a seleção da Letônia foi dominada do começo ao fim e perdeu por 88 x 79.
Por último, mas nem de longe menos importante, tivemos Sérvia x Finlândia. Sérvia que vinha sem seu armador e capitão, Bogdan Bogdanović, mas com o favoritismo totalmente ao seu lado. O que a seleção favorita não devia estar esperando era que a Finlândia liderada por Lauri Markkanen com seus 29 pontos e 8 rebotes iria surpreender e lutar até o final, levando a partida por 92 x 86. Apesar da derrota, Nikola Jokić saiu da partida com imponentes 33 pontos e 8 rebotes.
