Campeã olímpica em 2012 estava fora das quadras desde 2022 por doping
Campeã olímpica em 2012 estava fora das quadras desde 2022 por doping

Nesta segunda-feira (02), a medalhista olímpica Tandara Caixeta anunciou a aposentadoria das quadras. A agora ex-atleta da seleção feminina de vôlei estava fora das quadras desde desde que foi pega em exame anti-doping nos Jogos Olímpicos de Tóquio, em 2021, e estava impedida de retornar as quadras antes de 2027.
Veja o nosso guia da olimpíada de inverno de Milão-Cortina
Acesse em nosso canal de notícias no Whatsapp
Agenda Esportiva: confira os principais eventos esportivos de 2026
Tandara era presença constante na seleção, tendo conquistado a medalha de ouro nos Jogos de Londres em 2012. Em 2021, já na reta final dos Jogos de Tóquio, ela foi suspensa, acusada de violar as regras antidoping pelo uso de Ostarina, uma substância proibida que pertence a classe de anabolizantes e ajuda no ganho de massa muscular.
A atacante foi desfalque importante na campanha brasileira que terminou com a medalha de prata. Em 2022, a Autoridade Brasileira de Controle de Dopagem (ABCD) anunciou a punição definitiva de quatro anos fora de quadras para a atleta.
Tandara teria o fim de sua suspensão em maio deste ano, no entanto, teve a pena prorrogada na metade do ano passado com nova duração até 2027 devido a sua participação no Campeonato Brasileiro Master, o que seria vedado pelas normas anti-doping.
Queridos amigos, colegas e amantes do vôlei.
Hoje, venho em busca das palavras que possam expressar a imensidão dos sentimentos que brotam em meu coração. Após anos dedicados a esta linda e apaixonante modalidade, chegou o momento de me despedir das quadras que me viram crescer, lutar e conquistar.
Ao longo da minha carreira, tive a honra de representar o Brasil em diversas competições, vestindo a camisa da seleção e contribuindo para o esporte que amo. Foram anos de muito trabalho, suor, emoções e, principalmente, amizades que levarei para toda a vida. Cada vitória foi um reflexo do esforço coletivo, cada derrota, uma lição aprendida.
Quero agradecer sinceramente a todos que fizeram parte dessa jornada. À minha família, que sempre me apoiou incondicionalmente; aos treinadores que me orientaram e incentivaram a seguir meus sonhos; às minhas companheiras de time, e a todos os torcedores, que sempre acreditaram em mim e nas minhas conquistas.
Enquanto encerro este capítulo da minha vida, levo comigo memórias que ficarão para sempre gravadas em meu coração. Estou ansiosa por novos desafios e pela oportunidade de continuar contribuindo para o esporte, agora de uma forma diferente. Espero inspirar jovens atletas e compartilhar um pouco da minha experiência e amor pelo vôlei.
Obrigada por tudo!”
