Equipe gaúcha derrotou Apace-PB para conquistar o título inédito
A AGAFUC-RS se sagrou a primeira campeã da Liga Nacional Loterias Caixa de Futebol de cegos da história. Na manhã deste domingo(7) no Centro de Treinamento Paralímpico, em São Paulo, a equipe gaúcha venceu a APACE-PB, por 2 a 1, nos pênaltis, após um empate por 0 a 0 no tempo normal — destaque para o goleiro Luan, da AGAFUC-RS e da Seleção Brasileira, que defendeu a cobrança de Raynã e viu Jardiel acertar a trave.
Os dois times chegaram à decisão após realizarem as melhores campanhas entre as seis equipes participantes. Além das finalistas, a Liga Nacional contou com Corinthians-SP, INV-SP, ADESUL-CE e APADEVI-PB. Os seis clubes se classificaram para a competição por terem sido os melhores do último Campeonato Brasileiro – Série A.
A AGAFUC-RS foi a única invicta na fase de pontos de corridos, na qual todos os clubes se enfrentaram em duelos de ida e volta nas suas sedes. O time gaúcho terminou a primeira fase com sete vitórias e três empates, classificando-se para a final com três rodadas de antecedência.
“As equipes estão evoluindo, mas também estamos crescendo e encontrando outras soluções para vencer. Fizemos uma autocrítica, mudamos algumas coisas e deu certo. Aprendemos, corrigimos e o resultado veio. Fomos campeões do Brasileiro e aplicamos, agora, na Liga, para sairmos com o título novamente. Soubemos a hora de dar um passo atrás, repensar e se reinventar, porque os adversários sempre nos estudam”, analisou o ala Ricardinho, um dos destaques da AGAFUC-RS e tetracampeão paralímpico com a Seleção Brasileira.
O atleta também elogiou a criação da Liga. “É um modelo diferente, que gostamos muito. Agora, nosso calendário está mais completo, com partidas em toda a temporada. Isso é muito importante para termos um melhor ritmo de jogo. Foi a estreia da competição. Cabem alguns ajustes, mas já é possível dar uma nota 9. Ano que vem, teremos um nível maior de excelência, com certeza”, concluiu o gaúcho Ricardinho.
Essa foi a primeira final da história da Liga Nacional. Todos os seis times jogaram em suas respectivas sedes e na casa dos adversários, o que faz cada equipe disputar dez partidas distribuídas ao longo de oito rodadas (alguns clubes jogaram mais de uma vez por rodada).











