Aída dos Santos estampa medalhas do Troféu Brasil de Atletismo

Também os troféus aos clubes campeões são inspirados na única mulher na Olimpíada de Tóquio 1964, dona do melhor resultado olímpico feminino de todos os esportes até 1996, por 32 anos, e do atletismo por mais de quatro décadas; foi campeã brasileira várias vezes nos anos 60 e 70

Foto: Divulgação
Foto: Divulgação

Aída dos Santos, finalista olímpica e única mulher na delegação brasileira que disputou os Jogos de Tóquio 1964 – 4ª colocada no salto em altura, com 1,74 m – estampa as cobiçadas medalhas de ouro, prata e bronze que receberão os ocupantes do pódio. O Atletismo Brasil apresentou, nesta quarta-feira (2/7), o design das medalhas e os troféus que premiarão atletas e clubes campeões na 44ª edição do Troféu Brasil Interclubes de Atletismo Loterias Caixa 2025.

A competição será realizada de 31 de julho a 3 de agosto, no Centro de Treinamento Paralímpico Brasileiro, em São Paulo (Rodovia Imigrantes, km 11,5 – Vila Guarani), com entrada gratuita e transmissão do ao vivo no Time Brasil e Canal Olímpico.

Aída dos Santos nasceu no dia 1 de março de 1937, no Rio de Janeiro, mas cresceu no Morro do Arroz, em Niterói. Na delegação brasileira dos Jogos de Tóquio havia apenas uma mulher. Era Aída: negra, criada na favela e com pouco apoio para crescer no esporte. Superou muitos desafios fora das pistas e desde sua qualificação para chegar ao Japão e obter o melhor resultado de uma mulher na história olímpica brasileira até então.

Antes dela, apenas Piedade Coutinho já havia disputado uma final (foi 5ª nos 400 m medley da natação) em Berlim 1936. Mas demorou para que Aída fosse superada. Na edição de Atlanta 1996, o Brasil foi ouro com Jaqueline e Sandra no vôlei de praia, 32 anos depois de Aída. E Maurren Maggi ganharia o primeiro ouro feminino individual da história nos Jogos de Pequim-2008 no salto em distância, 44 anos e oito edições olímpicas depois de Aída.

Na capital japonesa Aída foi para a pista sozinha, sem treinador e nem dirigente, usou material que ganhou no Japão – uma sapatilha de velocista – e o uniforme do Brasil que havia ganhado no Pan-Americano anterior. Quando precisou, foi atendida por um integrante médico da delegação cubana. No intervalo entre a qualificação e a final comeu no próprio estádio, com as moedinhas que tinha no bolso – camarão com chuchu (ou broto de bambu).

O Brasil tinha as medalhas de Adhemar Ferreira da Silva, bicampeão olímpico do salto triplo, e de José Telles da Conceição, bronze no salto em altura, quando Aída começou no atletismo, aos 21 anos, em 1958. O Atletismo também tinha Elisabeth Clara Muller, Melânia Luz e Wanda dos Santos. Aída jogava vôlei aos domingos, tinha grande impulsão, fez um teste no salto em altura, obteve 1,50 m e começou, no Fluminense Atlético Clube de Niterói. Competiu pelo Vasco da Gama e Botafogo. 

Apenas no Brasileiro de 1961 saltou 1,60 m para ser campeã nacional pela primeira vez. Também foi campeã brasileira em várias outras provas. No Troféu Brasil de 1965, venceu no salto em altura (1,55 m), no lançamento do dardo (34,09 m) e ainda no 4×100 m com a equipe do Botafogo, em Belo Horizonte. Foi campeã nos 200 m (25.11), no salto em altura (1,60 m) e no dardo (33,20 m), em São Paulo.

Eclética, no Pan de 1967 disputou o pentatlo – as provas combinadas foram incluídas no programa – e conquistou o bronze.

Desde 10 de fevereiro de 2012, a Medalha Aída dos Santos é concedida, anualmente, a atletas que tenham resultados relevantes e contribuição para a história do Atletismo Brasil (medalhistas olímpicos e em mundiais). 

Regys Silva

Regys Silva

O surtado original. Criador do site em 2011 e louco pelas disputas da final olímpica do badminton até a final C do skiff simples do remo.Cearense e você pode me achar em Regys_Silva
Keep in touch with our news & offers

Inscreva-se em nossa Newsletter

Enjoy Unlimited Digital Access

Read trusted, award-winning journalism. Just $2 for 6 months.
Already a subscriber?
Compartilhe este post:

Comments

Leave a Reply

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *