Aitana marca na prorrogação e Espanha está na final da Euro feminina

Duas vezes melhor do mundo marca e classifica Espanha para a decisão da Eurocopa.

Aitana comemora gol na prorrogação (Foto:UEFA)
Aitana comemora gol na prorrogação (Foto:UEFA)

A seleção da Espanha devolveu nesta quarta (23) a derrota na disputa do bronze em Paris 2024 e eliminou a Alemanha após vencer por 1 a 0 a segunda semifinal da Eurocopa feminina com gol de Aitana Bonmatí e tentar o seu primeiro título europeu. A decisão será um revival da final da Copa do Mundo FIFA feminina de 2023 contra a Inglaterra, às 13h de domingo, com transmissão da Cazé TV.

O jogo marcava o encontro entre a maior campeã europeia, a Alemanha, com oito títulos e a Espanha, que nunca ganhou uma Euro mas é a atual campeã mundial. Essa será a primeira final europeia da seleção feminina da Espanha. O 0 a 0 no tempo normal foi o primeiro desta edição.

A Alemanha foi a primeira a chegar com perigo aos oito minutos de jogo, com Buhl chutando cruzado e a bola indo pra fora. Com 21, a Espanha tentou com Esther Gonzalez mas Berger defendeu. Aos 40, Putellas desviou cobrança de escanteio e a bola foi pra fora. No minuto seguinte, em mais um escanteio, Paredes cabeceou a bola na trave e no rebote, Esther Gonzalez chutou pra fora. A seleção espanhola não saia do campo de ataque, tendo um chute de Mariona defendido por Berger com 44 minutos e nos acréscimos, Esther recebeu lançamento, entrou na área e mais uma vez a goleira alemã defendeu.

No primeiro minuto do segundo tempo, a Alemanha logo assustou com cabeçada de Hoffmann perigosa pra fora. Aos 17, Buhl chegou na diagonal e bateu pro gol, exigindo grande defesa da goleira Cata Coll. A Espanha fez alterações, colocou Paralluello e Athenea, mas foram as alemãs que chegaram perto do gol em cobrança de falta feita por Buhl, que passou muito perto do gol. Com 45, Parallulello tentou de letra mas Berger defendeu. No último minuto, Buhk chutou, a bola desviou e a goleira espanhola fez grande defesa em cima da linha, repetindo o feito no rebote, chutado por Wamser. Com isso, o jogo terminou 0 a 0 e foi pra prorrogação.

O primeiro tempo da prorrogação teve jogadas criadas por ambas as equipes, mas nenhuma se converteu realmente em chance de gol. Aos quatro minutos do segundo tempo, Buhl tentou chute, mas a bola foi desviada e Cata Coll ficou com ela. Com sete minutos, Aitana recebeu de Athenea e chutou par afazer 1 a 0 pra Espanha e deixar a partida nas mãos das atuais campeãs mundiais.

A Alemanha tentou responder com Schuler, que bateu de fora da área e Cata Coll fez a defesa.

Nathan Raileanu

Nathan Raileanu

Repórter e Editor do Surto Olímpico. Fanático por esportes desde criança. Surtado desde 2021
Keep in touch with our news & offers

Inscreva-se em nossa Newsletter

Enjoy Unlimited Digital Access

Read trusted, award-winning journalism. Just $2 for 6 months.
Already a subscriber?
Compartilhe este post:

Comments

Leave a Reply

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *