Alemã foi ouro no sprint por equipes em Pequim
A esquiadora de cross-country alemã Victoria Carl testou positivo para a substância proibida clenbuterol, informou a associação alemã de esqui (DSV) na quarta-feira.
Carl, de 29 anos, que conquistou o ouro no Sprint do esqui cross-country por equipes ao lado de Katharina Henning em Pequim 2022, foi reprovada no teste após sua última prova nos Jogos Mundiais Militares, em março deste ano. Ela também terminou em segundo lugar na classificação geral da Copa do Mundo na temporada passada.
A DSV, afirmou que o teste positivo de Carl para clenbuterol surgiu após um médico do exército alemão lhe ter administrado o xarope para tosse errado para tratar bronquite espástica aguda.
“Este é um incidente isolado lamentável que surgiu de uma combinação infeliz de circunstâncias organizacionais e médicas – não de qualquer intenção de enganar a atleta”, afirmou a DSV.
O DSV publicou um comunicado do serviço médico do exército alemão informando que o esquiador recebeu erroneamente o medicamento combinado Spasmo Mucosolvan, que contém ambroxol e clenbuterol, em vez de Mucosolvan, que contém apenas ambroxol.
A Agência Nacional Antidoping da Alemanha iniciou o processo. O DSV e o exército alemão disseram esperar a “absolvição completa” do atleta.
